Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/40470

TítuloComparação de diferentes métodos de avaliação da capacidade de carga de pavimentos rodoviários
Outro(s) título(s)Comparison of different road pavement structural capacity evaluation methods
Autor(es)Magalhães, Bruno Alberto da Cunha
Orientador(es)Oliveira, Joel
Palavras-chaveCapacidade de carga
Defletómetro de impacto ligeiro
Deflexão
Pavimentos rodoviários
Solos
Bearing capacity
Light falling weight deflectometer
Deflection
Road pavements
Soils
Data2015
Resumo(s)Nas últimas décadas, a rede rodoviária nacional sofreu um grande desenvolvimento tanto ao nível das infraestruturas existentes, como na construção de novas vias. Este desenvolvimento implica também a uma preocupação crescente na conservação e reabilitação da rede. Assim, de forma a aferir-se a verdadeira necessidade da sua reabilitação dos pavimentos existentes, é necessário realizar-se a avaliação da sua capacidade de carga, que é obtida com base em vários parâmetros tais como a deflexão, que por sua vez permite determinar o módulo de deformabilidade das camadas dos pavimentos. A medição das deflexões em pavimentos rodoviários pode ser feita recorrendo a vários métodos, uns mais eficientes e modernos que outros. Esta dissertação centra-se então no estudo e comparação dos métodos mais utilizados na avaliação da capacidade de carga de pavimentos rodoviários, onde são medidas as deflexões com quatro métodos distintos, em vários pavimentos com constituições diferentes entre si. Durante as medições utilizam-se os mesmos procedimentos de ensaio para cada um dos métodos em estudo. Com os valores das deflexões obtidos em cada um dos pavimentos e com cada método, são analisados e comparados os dados entre si, obtendo-se assim, expressões que traduzem as relações das deflexões medidas entre os vários métodos. Um dos equipamentos com maior interesse em ser estudado neste trabalho é o Defletómetro de Impacto Ligeiro (Light Falling Weight Deflectometer, LFWD), para o qual é feita uma comparação adicional com o Defletómetro de Impacto convencional (FWD), noutro local, com o objetivo de apurar com maior rigor a relações existentes entre as deflexões medidas com os dois equipamentos, comparando-os também com a literatura existente.
During the last decades, the national highway system suffered a major development, both of the existing infrastructures and of construction of new roads. This development also implies a growing concern in the maintenance and rehabilitation of the highway system. Thus, in order to define the pavement rehabilitation, the assessment of its structural capacity is required, which is obtained based on several parameters, such as deflection, which allows determining the stiffness modulus of pavement layers. The measurement of pavement deflections can be carried out by several methods, some more modern and efficient than others. This dissertation focused on the study and comparison of the methods used in assessing the structural capacity of road pavements. Thus, deflections of different pavements were measured with four different testing devices. During the measurements, the same test procedures are used for each one of the methods studied. The deflection values obtained in each pavement are statistically analyzed and compared, thereby obtaining expressions that represent the relationship between the deflections measured among the several methods. The piece of equipment with the greatest interest to be studied is the Light Falling Weight Deflectometer (LFWD), whereby an additional comparison with the conventional Falling Weight Deflectometer was made, elsewhere, in order to ascertain more precisely the relationships between the deflections measured with both devices, while comparing them to the values presented in the literature.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil
URIhttps://hdl.handle.net/1822/40470
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
C-TAC - Dissertações de Mestrado

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