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https://hdl.handle.net/1822/40337
Título: | A estimulação cognitiva através da aprendizagem mediada: uma proposta de promoção das habilidades cognitivas em crianças de meio social desfavorecido |
Outro(s) título(s): | The cognitive stimulation through mediated learning experience (MLE): a proposal to promote cognitive skills in disadvantaged children |
Autor(es): | Brasil, Lêda Duwe Leão |
Orientador(es): | Almeida, Leandro S. Viana, Fernanda Leopoldina |
Data: | 27-Out-2015 |
Resumo(s): | Partindo de dois referenciais teóricos da inteligência, psicométrico e cognitivo, esta tese
centra-se no conceito de modificabilidade cognitiva e nos programas de estimulação
(treino) cognitiva. Em particular é feita uma descrição detalhada do Programa de
Enriquecimento Instrumental-PEI (Feuerstein et al., 1980), nomeadamente alguns
conceitos centrais à sua fundamentação e implementação, por exemplo a experiência de
aprendizagem mediada, o mapa cognitivo e a modificação cognitiva estrutural, pois que
foi o programa considerado no nosso estudo empírico. Em termos empíricos procedemos
à aplicação do PEI (tarefa de organização de pontos) junto de um grupo de crianças de 10
a 13 anos, do 4º ano do ensino fundamental, provenientes de um meio sociocultural
desfavorecido. Este grupo representava a globalidade de uma turma da escola escolhida
(25 crianças), havendo uma outra turma similar da mesma escola que serviu de grupo de
comparação (26 crianças). O plano experimental inclui uma avaliação de pré-teste e pósteste
com provas cognitivas e de leitura. Igualmente foi considerado o rendimento escolar
das crianças, acrescentando-se no grupo experimental uma avaliação mais qualitativa
assente nas funções cognitivas, atitudes e comportamentos das crianças ao longo da
realização das atividades propostas no programa de estimulação cognitiva. Os resultados
obtidos apontam para um efeito benéfico do programa quando comparamos as crianças
do grupo experimental e de controlo no pós-teste em termos das habilidades cognitivas e
numa das provas de leitura. Igualmente se observam melhorias nas suas funções
cognitivas, atitudes e comportamentos de implicação na realização das tarefas ao longo
do programa, registando-se uma melhoria do pré-teste para o pós-teste no rendimento
académico, contudo esta melhoria ocorre igualmente no grupo de controlo. Estes
resultados são discutidos à luz da investigação sobre os programas de treino cognitivo, e
em particular do PEI, retirando-se ilações para a prática educativa e para a continuidade
da investigação nesta área. Starting from two theoretical frameworks of intelligence, psychometric and cognitive, this thesis focuses on the concept of cognitive modifiability and the cognitive stimulation programs (training). In particular contains a detailed description of the Instrumental Enrichment Program (IEP - 1980), including some important concepts to its rationale and implementation, for example the structural cognitive modification, mediated learning experience and the cognitive map, hence this program was considered in our empirical study. Empirically the application of IEP (Points Organization Task) was applied to a group of socio-economical and cultural disadvantaged children (aged 9 to 12 years old) in the 4th year of primary school. This group (25 children) represented the whole of a school class, randomly chosen. A similar class in the same school was chosen to serve as a comparison group (26 children). The experimental plan included an assessment of pre-test and posttest with cognitive and reading tests. The children’s school performance was also considered, adding to the experimental group a more qualitative assessment based on cognitive functions, attitudes and behavior of children throughout the implementation of activities proposed in the cognitive stimulation program. The results suggest a beneficial effect of the program when comparing the children in the experimental and control group in the post-test in terms of cognitive skills and in one of the reading tests. Improvements were also observed in their cognitive functions, attitudes and behaviors involvement in the tasks throughout the program, registering an improvement from pre-test to post-test in academic performance, however this improvement also occurs in the control group. These results are discussed in light of research on cognitive training programs, and in particular of IEP, drawing conclusions for educational practice and ongoing research in this area. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/40337 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
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