Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/40212

Título[Prefácio a] "Publicidade sem código de barras"
Autor(es)Cabecinhas, Rosa
Palavras-chavePublicidade
Sociedade
Problemas
Cidadania
Mudança social
DataMar-2011
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)
Resumo(s)[Excerto] A publicidade constitui uma técnica de comunicação que raramente deixa as pessoas indiferentes. Se por um lado fascina e seduz, por outro, pode provocar sentimentos de aversão e repulsa, dada a sua conotação com o consumismo desenfreado que caracteriza as 'sociedades da abundância', em que cada novo produto é rapidamente substituído por um ainda mais recente, numa espiral de consumo desenfreada em que raramente se pára para pensar e problema­tizar. Se é fácil opinar sobre a publicidade, interrogá-la enquanto objecto de investigação constitui um desafio considerável, mas imprescindível. A primeira dificuldade com que o investigador se depara é precisamente des­montar o conceito de publicidade de modo a dar conta das grandes mudanças que ocorreram neste campo e que tornaram anacrónico o conceito clássico de publicidade. Tradicionalmente ligada à promoção de marcas e bens de con­sumo, a publicidade foi recentemente aplicada para fins sociais. As técnicas persuasivas desenvolvidas para o incentivo à compra de produtos e serviços são agora também utilizadas como um poderoso instrumento de mudança social.
TipoPrefácio
URIhttps://hdl.handle.net/1822/40212
ISBN978-989-8139-53-5
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters

Ficheiros deste registo:
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