Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/40186

TitleO léxico também usa Prada? Léxico, cognição e publicidade
Author(s)Teixeira, José
KeywordsLéxico
Marcas
Publicidade
Terminologia
Cognição
Issue date2015
PublisherEditora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA)
Abstract(s)Se para Chomsky o léxico é um conjunto de exceções que não obedecem aos princípios normais de organização linguística, para certas visões estruturalistas é um campo onde se podem delimitar inequivocamente variadas áreas, pertencendo umas ao verdadeiro léxico da língua e outras a subgrupos que nele não se podem incluir (terminologias, antropónimos, entre outros). Partindo de um dessas áreas ou subgrupos habitualmente ignorado (as palavras que designam marcas comerciais) pretende-se apresentar uma visão integradora do léxico como rede, fazendo evidenciar a importância que a dimensão emotiva das unidades lexicais possui na respetiva estruturação global.
In Chomsky's point of view, the lexicon is "a list of 'exceptions' whatever does not follow from general principles". On the other hand, traditional structuralism describes the lexicon as a field in which it is easy to roundly separate some areas or subsystems, some of which belong to the real lexicon of the language and others considered as areas which are not possible to integrate in the proper lexicon. Starting from one of those usually ignored subsystems (the words referring to commercial brands) it is our aim to present an integrated vision of the lexicon as a net, trying to show the importance that the emotional dimension present in each lexical unity has in the global lexical structure.
TypeBook part
URIhttp://hdl.handle.net/1822/40186
ISBN978-85-232-1390-9
AccessOpen access
Appears in Collections:CEHUM - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SABERESLEXICAIS_Jose Teixeira.pdf1,11 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID