Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/40100

TitleAvaliação do desempenho de equipas em serviços de sistemas de informação
Other titlesTeam performance assessment in information systems services
Author(s)Teixeira, Fábio Miguel da Silva
Advisor(s)Pinto, Carlos Sousa
Varajão, João
KeywordsAvaliação
Desempenho
Equipas
Serviços
Serviços em sistemas de informação
Computação em nuvem
Modelos de avaliação de desempenho
Cocriação de valor
Sistemas de serviço
Evaluation
Performance
Teams
Services
Information systems services
Cloud computing
Performance assessment models
Co-creation of value
Service systems
Issue date2015
Abstract(s)A presente dissertação está focada na avaliação de desempenho de equipas em serviços de sistemas de informação. O desempenho é o conjunto de caraterísticas capazes de refletir as atitudes de um individuo. Este, ao desempenhar uma tarefa, individual ou em grupo, tem associado um determinado nível de desempenho. O desempenho é avaliado através de métodos de avaliação de desempenho, desenvolvidos especificamente para avaliar o desempenho individual ou de equipas. As equipas dividem-se em equipas reais virtuais e equipas reais físicas. As equipas possuem uma série de características potencialmente alvo de avaliações. Em termos de serviços em sistemas de informação, estes estão constantemente a sofrer avanços tecnológicos. É uma área em evolução. As interações existentes entre clientes e fornecedores cocriam valor para ambos. O trabalho que levou à escrita desta dissertação dividiu-se em três etapas. Numa primeira etapa, foi realizada uma revisão de literatura em três vertentes: avaliação de desempenho de equipas; serviços em sistemas de informação; métodos de avaliação de desempenho. Numa segunda etapa foi selecionado e caraterizado o serviço e a equipa associada. Por fim, numa terceira etapa, foi criado o processo de avaliação que permitiu avaliar os indivíduos e possibilitou colocá-los num ranking. Através do processo de avaliação foram recolhidos dados que permitiram concluir aspetos cruciais do desempenho dos avaliados.
This thesis is focused on assessing team performance in information systems services. The performance is the set of features capable of reflecting the attitudes of an individual, who has a certain level of performance when doing a task, whether individually or in groups. The performance is assessed through performance assessment methods, specifically developed to evaluate the individual or the team performance. The teams are divided into virtual real teams and physical real teams and they have a series of characteristics which might be assessed. As far as the services in information systems are concerned, they are constantly undergoing technological advances, thus being an evolving area. The interactions between the customers and the suppliers co-create some value for both. The work that was the basis of this thesis was divided into three stages. Firstly, a literature review was conducted in three areas: assessment of team performance; services in information systems; performance assessment methods. Secondly, the service and the associated team were selected and characterized. Thirdly, as a third stage, the assessment process was established. This process allowed the assessment of individuals and ranked them. Through the evaluation process we collected data that allowed us to conclude crucial aspects about the performance of the people assessed.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação
URIhttp://hdl.handle.net/1822/40100
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado
DSI - Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - a61582 - Fábio Teixeira - MiEGSI_2015.pdf1,5 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID