Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/40100
Título: | Avaliação do desempenho de equipas em serviços de sistemas de informação |
Outro(s) título(s): | Team performance assessment in information systems services |
Autor(es): | Teixeira, Fábio Miguel da Silva |
Orientador(es): | Pinto, Carlos Sousa Varajão, João |
Palavras-chave: | Avaliação Desempenho Equipas Serviços Serviços em sistemas de informação Computação em nuvem Modelos de avaliação de desempenho Cocriação de valor Sistemas de serviço Evaluation Performance Teams Services Information systems services Cloud computing Performance assessment models Co-creation of value Service systems |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | A presente dissertação está focada na avaliação de desempenho de equipas em serviços de
sistemas de informação.
O desempenho é o conjunto de caraterísticas capazes de refletir as atitudes de um individuo.
Este, ao desempenhar uma tarefa, individual ou em grupo, tem associado um determinado nível de
desempenho.
O desempenho é avaliado através de métodos de avaliação de desempenho, desenvolvidos
especificamente para avaliar o desempenho individual ou de equipas.
As equipas dividem-se em equipas reais virtuais e equipas reais físicas. As equipas possuem
uma série de características potencialmente alvo de avaliações.
Em termos de serviços em sistemas de informação, estes estão constantemente a sofrer
avanços tecnológicos. É uma área em evolução. As interações existentes entre clientes e fornecedores
cocriam valor para ambos.
O trabalho que levou à escrita desta dissertação dividiu-se em três etapas. Numa primeira
etapa, foi realizada uma revisão de literatura em três vertentes: avaliação de desempenho de equipas;
serviços em sistemas de informação; métodos de avaliação de desempenho. Numa segunda etapa
foi selecionado e caraterizado o serviço e a equipa associada. Por fim, numa terceira etapa, foi criado
o processo de avaliação que permitiu avaliar os indivíduos e possibilitou colocá-los num ranking.
Através do processo de avaliação foram recolhidos dados que permitiram concluir aspetos cruciais
do desempenho dos avaliados. This thesis is focused on assessing team performance in information systems services. The performance is the set of features capable of reflecting the attitudes of an individual, who has a certain level of performance when doing a task, whether individually or in groups. The performance is assessed through performance assessment methods, specifically developed to evaluate the individual or the team performance. The teams are divided into virtual real teams and physical real teams and they have a series of characteristics which might be assessed. As far as the services in information systems are concerned, they are constantly undergoing technological advances, thus being an evolving area. The interactions between the customers and the suppliers co-create some value for both. The work that was the basis of this thesis was divided into three stages. Firstly, a literature review was conducted in three areas: assessment of team performance; services in information systems; performance assessment methods. Secondly, the service and the associated team were selected and characterized. Thirdly, as a third stage, the assessment process was established. This process allowed the assessment of individuals and ranked them. Through the evaluation process we collected data that allowed us to conclude crucial aspects about the performance of the people assessed. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/40100 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DSI - Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - a61582 - Fábio Teixeira - MiEGSI_2015.pdf | 1,5 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |