Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/39796

TítuloO outro lado da guerra colonial. Perspetiva salutogénica de inclusão
Outro(s) título(s)The other side of colonial war. Inclusion Salutogenic Approach
Autor(es)Silva, Margarete
Oliveira, Clara Costa
Palavras-chaveNarrativas
SOC
GRR
Antonovski
Veteranos de guerra
Sofrimento
Salutogenic
Colonial War
Narratives
Education
Health Education
Salutogenia
Guerra Colonial
Educação para a Saúde
Data2015
EditoraUniversidade da Coruña / Universidade do Minho
RevistaRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación
CitaçãoSilva, M., & Costa Oliveira, C. (2015). O outro lado da guerra colonial. Perspetiva Salutogénica.. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 0(08), 043-047
Resumo(s)O projeto de investigação-intervenção aqui apresentado, denominado O outro lado da guerra colonial. Memórias na primeira pessoa, fundamenta-se nas conceções da Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida, sendo direcionado para a área da Educação para a Saúde. Remete-nos para uma perspetiva salutogénica de saúde, de acordo com A. Antonovsky. Ao nível metodológico incorre no Paradigma da Complexidade. Utilizam-se métodos diversificados consoante os casos concretos, nomeadamente o método narrativo. Neste estudo, destacam-se as narrativas como forma de ação/intervenção junto de 11 participantes, veteranos da guerra colonial portuguesa. As narrativas foram determinantes, constituindo o modo de construção, de atribuição de significado e partilha de memórias pessoais subjetivas, que revelam perspetivas diversificadas e modos únicos de interpretar e compreender um evento histórico importante. A partir dos dados recolhidos foram-se descobrindo os Recursos Gerais de Resistência e foi-se conhecendo/reconhecendo o Sentido Interno de Coerência de cada participante, construindo-se planos de ação pessoais. Os participantes compreenderam o papel que desempenham na promoção da sua própria saúde e a importância que esta compreensão representa nas suas vidas. Neste sentido, este projeto de investigação/intervenção permitiu-nos analisar, comprender e valorizar as experiências de vida de caráter transformador que culminaram em momentos de grande aprendizagem pessoal; forneceu-nos elementos importantes para o estudo qualitativo dos veteranos de guerra, revelando dados significativos acerca das vivências da guerra colonial e acerca do modo como essas vivências influenciaram a vida dos participantes até aos días de hoje. A utilização de métodos exclusivamente qualitativos tornou-se essencial neste projeto de investigação/intervenção. Através da subjetividade discursiva tivemos acesso a mundos de significado próprios que proporcionaram um ambiente investigativo de proximidade e intimidade. Conclui-se que este estudo foi revelador porque permitiu a recolha de dados que contribuíram para a valorização das memórias pessoais mas também para a construção de futuros planos de ação e de investigação.
This paper derives from the research-intervention project entitled «The other side of colonial war. memories of first person», which is is based on on Education and Lifelong Learning conceptions, being directed to the area of Health Education. It goes back for a salutogenic perspective of health, according to A. Antonovsky. At the methodological level incurs the Paradigm of Complexity. Are used diverse methods depending on specific cases, and in particular narrative method. In this study, we can find narratives as a form of action-intervention with 11 participants, veterans of the Portuguese colonial war.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/39796
DOI10.17979/reipe.2015.0.08.240
ISSN2386-7418
Versão da editorahttp://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/240
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Artigos publicados em revistas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
240-3446-1-PB.pdf180,37 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID