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https://hdl.handle.net/1822/39673
Título: | Relatório de atividade profissional |
Autor(es): | Sampaio, Frederica Helena D'Assa Castel-Branco |
Orientador(es): | Costa, Maria Manuela Ribeiro |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | O relatório detalhado de atividade profissional que a seguir se apresenta foi elaborado,
dando cumprimento ao despacho RT-38/2011, ponto 3, de 21 de junho, para obtenção de grau
de Mestre em Ciências – Formação Contínua de Professores, especialidade em Biologia e
Geologia, pelo que constitui uma reflexão crítica sobre o percurso profissional da docente, o
processo de aquisição e atualização do conhecimento científico e pedagógico, apresentação e
discussão de experiências e competências adquiridas e consideradas relevantes, assim como o
impacto das mesmas nas práticas pedagógicas implementadas.
A componente científica do relatório aborda o tema Processamento Alternativo do mRNA
dada a importância da atualização e aprofundamento de conhecimentos nesta área sentidos em
especial ao classificar exames de Biologia e Geologia do 11.º ano nos últimos anos, uma vez que
o tema não se encontra incluído no programa da disciplina e tem sido sistematicamente
abordado naqueles momentos de avaliação.
A apresentação e reflexão sobre projetos relevantes desenvolvidos ao longo da atividade
docente da mestranda, constitui a secção do relatório ao longo da qual é possível constatar a
importância da atividade do professor enquanto membro da comunidade educativa e, em
especial, formador que procura contribuir para que cada jovem aluno atinja a maturidade
emocional e social, a habilidade e a vontade para assumir o papel do adulto.
A atualização regular da formação de base é fundamental no desempenho profissional de
um professor, pelo que são abordadas também as variadas ações de formação de especial
relevo frequentadas pela mestranda ao longo da sua carreira, na área da Biologia e da Geologia,
bem como da pedagogia e das novas tecnologias, os motivos que levaram à seleção de cada tipo
de formação, assim como as principais competências adquiridas. Um domínio atualizado do
conhecimento científico e pedagógico contribui para a sensibilização dos jovens alunos para o
vasto mundo do conhecimento científico que os rodeia e espera num futuro próximo.
Esta reflexão contribui necessariamente para um complemento da formação académica e
para a melhoria da atividade como professora, como pessoa e como cidadã. The present professional report was drawn up in compliance with dispatch-law RT- 38/2011, paragraph 3, of June 21st, regulating the Master's degree in Science – Teachers’ Continuous Training, specialty in Biology and Geology. As such, it is a critical reflection on the graduate student’s teaching career and the acquisition and updating of scientific and pedagogical knowledge. It also includes the presentation and discussion of experiences and relevant skills acquired, as well as their impact on the pedagogical practices implemented. The report's scientific component addresses the issue Alternative Processing of mRNA. The choice for this area rests in the need to update and deepen the knowledge held, so as to better respond to tasks such as grading National Exams of Biology and Geology: though the topic is not included in the subject’s syllabus, it has been systematically addressed in these Exams. The critical presentation of relevant projects developed is the section of the report throughout which the teacher’s role as a member of the educational community and, in particular, as a trainer seeking to help every young student reach emotional and social maturity, as well as the ability and the will to take on adulthood can be appreciated. The regular update of basic training is essential for the teacher’s professional performance. Thus, a third section of this report is an account of the varied training courses attended in the fields of Biology and Geology, as well as Pedagogy and new technologies. The reasons that led to the selection of each course, as well as key skills acquired as also clarified. Up-to-date scientific and pedagogical knowledge helps enlighten young students as to the vast world of scientific knowledge that surrounds and awaits for them in the foreseeable future. This reflection necessarily contributes as a complement to the academic training of the past and consequently the improvement of the activity as a teacher, as a person and as a citizen. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências - Formação Contínua de Professores (área de especialização em Biologia e Geologia) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/39673 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CBFP - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Frederica Helena D’Assa Castel-Branco Sampaio.pdf Acesso restrito! | 9,84 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |