Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/3966

TitleRecreios escolares e prevenção da violência: dos espaços às actividades
Author(s)Pereira, Beatriz Oliveira
KeywordsEducação
Jogo
Bullying
Issue date2005
PublisherUniversidade do Minho. Instituto de Estudos da Criança (IEC)
CitationPEREIRA, Beatriz; CARVALHO, Graça, org. – “Novos modelos de análise e intervenção: actas do Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde, 2, Braga, Portugal, 2005”. Braga: Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, [2005].
Abstract(s)A escola é um espaço de educação para os valores ou um reflexo da sociedade que valoriza o consumo? Educar para o jogo visa transformar a escola em espaço de nada fazer ou visa torná-la um verdadeiro espaço educativo? Empenhamento e esforço são atributos da educação e do próprio jogo. A estas temáticas dedicamos a primeira parte deste texto. Na segunda parte procuramos reflectir sobre a violência na escola e apresentamos medidas de intervenção. Centramos o nosso olhar sobre os recreios escolares, não só pela necessidade de novos olhares sobre estes espaços como também por serem os locais onde o bullying é mais frequente. Procuramos fazer um apontamento sobre os conflitos e terminamos com uma menção específica aos jogos de luta e ao seu espaço nos jardins de infância e nas escolas básicas.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/3966
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:DEAEF - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Recreios escolares e prevenção da violência.pdf49,38 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID