Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/39578

TitleAplicação de tendências no processo criativo de moda – estudo de caso Tendere e Luciana Haddad
Author(s)Mendes, L. B.
Broega, A. C.
Sant’Anna, P.
KeywordsTendências de moda
Aplicação de tendências
Criatividade
Fashion trends
Application of trends
Creativity
Issue date18-Aug-2015
PublisherAssociação Brasileira de Tecnologia Têxtil, Confecção e Moda (ABTT)
Abstract(s)Os novos produtos de moda lançados a cada temporada não são desenvolvidos ao acaso. A criatividade do designer, a ser utilizada de maneira eficiente para um mercado competitivo, precisa ser muito bem articulada no sentido de se adequar tanto aos recursos tecnológicos e produtivos que tem disponíveis, quanto ao que o público necessita e deseja consumir. É nesse âmbito que se desenvolvem as Pesquisas de Tendências, que são materializadas nos Relatórios de Tendências de Moda. Os Relatórios de Tendências são materiais elaborados por empresas especializadas, através de amplas pesquisas transdisciplinares. Além disso, estes Relatórios contêm informações valiosas acerca de referências estéticas, apresentando um direcionamento do que o público irá desejar consumir. Desse modo, são utilizados como base de inspiração por profissionais das mais diversas áreas criativo-produtivas, como design, publicidade, marketing e até mesmo gestão de processos produtivos.
New fashion products launched every season are not developed by chance. The designer’s creativity, used efficiently in a competitive market, must be well coordinated in order to suit both technological and productive available resources, as well as to what the public needs and wants to consume. In this context, Trends Research is developed and materialized in to a Fashion Trends Report. Trend Reports are materials prepared by specialized companies, through large transdisciplinary research, furthermore, these reports contain valuable information about aesthetic references, pointing out a direction of what the public will desire to consume. Therefore, this information is used as basis of inspiration for professionals from various creative-productive areas such as design, advertising, marketing and even production processes management .
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/39578
Publisher versionhttp://www.contexmod.net.br/index.php/Terceiro/article/view/318
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:DET/2C2T - Comunicações em congressos internacionais com arbitragem científica


Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID