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dc.contributor.authorRamos, Rui Limapor
dc.date.accessioned2016-01-15T17:45:37Z-
dc.date.available2016-01-15T17:45:37Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationRAMOS, R. (2015). O ambiente como argumento final na imprensa brasileira. Ecolinguística: revista brasileira de ecologia e linguagem, 1:1, pp. 95-106por
dc.identifier.issn2447-7052-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1822/39478-
dc.description.abstractO presente artigo analisa, no quadro da ecolinguística, uma notícia publicada num jornal brasileiro, acerca de um funcionário público proeminente detido pela polícia. Reconhece a centralidade da enunciação para a análise linguística e procura identificar a ideologia subjacente à modalização operada. Defende que o artigo analisado simplifica a realidade, cria dicotomias simplistas e, num certo sentido, manipula os factos para criar espetacularização e atrair o público. Em particular, evoca o interdiscurso ambiental que percorre a esfera pública para, por associação, valorizar a imagem do indivíduo-alvo e, em seguida, inverter a valorização e criar dele uma imagem fortemente disfórica. O interdiscurso ambiental é, então, dado como pacífico, aceite inquestionavelmente por todos os cidadãos, e a militância ambiental é apresentada como traço mais elevado do caráter do indivíduo em causa.. Apesar de se apresentar como uma notícia, com caraterística de texto objetivizado, o artigo em análise é claramente avaliativo e substitui os tribunais pela praça pública para a condenação do indivíduo-alvo, mesmo sem o ter ouvido e considerado a sua defesa.por
dc.description.abstractThis article analyses, in the field of ecolinguistics, a news story published in a Brazilian newspaper, about a prominent civil servant detained by the police. It recognizes the centrality of enunciation for linguistic analysis and aims at identifying the ideology underlying its modalisation. In our point of view the analysed news simplifies reality, creating simplistic dichotomies and, in a sense, it manipulates the facts to create spectacularisation and attract the newspaper reading public. In detail, it evokes the environmental interdiscourse which runs the public sphere to, by association, enhancing the targeted person image and then reverse the appraisal and create a strong dysphoric image of him. The environmental interdiscourse is then given for granted, indisputably accepted by all citizens, and environmental activism is presented as a higher trait of individual’s character. Despite being built like a news story, with objectified text feature, the article in question is clearly a public assessment, replacing the court by the public opinion in order to charge the targeted person, without ever having heard him or considered his personal defence.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Brasília (UnB)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEcolinguísticapor
dc.subjectMediapor
dc.subjectDiscurso ambientalpor
dc.subjectEnunciaçãopor
dc.subjectEcolinguisticspor
dc.subjectEnvironmental discoursepor
dc.subjectEnunciationpor
dc.subjectLinguisticspor
dc.subjectLinguísticapor
dc.titleO ambiente como argumento final na imprensa brasileirapor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/15144por
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage95por
oaire.citationEndPage106por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationConferencePlaceBrasília, Brasilpor
oaire.citationTitleEcolinguística: Revista Brasileira de Ecologia e Linguagempor
oaire.citationVolume1por
dc.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspor
sdum.journalEcolinguística: Revista Brasileira de Ecologia e Linguagempor
Appears in Collections:CIEC - Artigos (Papers)

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