Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/3945

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFreitas, Maria Luísa Amaral Varela de-
dc.date.accessioned2006-01-16T17:45:30Z-
dc.date.available2006-01-16T17:45:30Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationIn SILVA, Bento D. ; ALMEIDA, Leandro S., coord. – “Actas do Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, 8, Braga, Portugal, 2005” [CD-ROM]. Braga : Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, 2005. ISBN 972-8746-36-9. p. 2135-2149.eng
dc.identifier.isbn972-8746-36-9-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/3945-
dc.description.abstractAo replicar, em 2004, um estudo desenvolvido em 1998 sobre manuais de Estudo do Meio, fui confrontada com significativas alterações nesses manuais em relação aos conteúdos e metodologias de aprendizagem de história de Portugal. Não se tratou apenas da introdução de muitos conteúdos mas da forma como são apresentados e a concepção de história tradicional, factual, que evidenciam. Na análise que as crianças fizeram dos manuais que estavam a usar, através de questões sobre o que gostavam e não gostavam e da selecção de páginas preferidas ou não e das justificações para essas escolhas, foram surpreendentes as reacções, umas de verdadeira repulsa por esse tipo de história e da maneira como foi ensinada mas também outras de apreço. Assim, numa primeira secção reflecte-se sobre a natureza da História e brevemente sobre a História de Portugal proposta nos programas do Ensino Básico do 1º ciclo nas últimas décadas e sobre o papel dos manuais escolares na difusão e implementação, ou não, dessas orientações. Numa segunda secção analisa-se a posição de um grupo de crianças perante o tipo de história apresentada nos manuais actuais e a forma como o seu ensino terá sido promovido.eng
dc.description.sponsorshipCentro de Investigação em Educação (CIEd).eng
dc.description.sponsorshipFundação Calouste Gulbenkian (FCG).eng
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).eng
dc.description.sponsorshipDirecção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC).eng
dc.language.isoporeng
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)eng
dc.rightsopenAccesseng
dc.subjectHistória de Portugaleng
dc.subjectManuais 1º cicloeng
dc.titleHistória de Portugal no 1º ciclo do ensino básico: os programas, os manuais e a voz dos alunoseng
dc.typeconferencePapereng
dc.peerreviewedyeseng
Aparece nas coleções:DCILM - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
História no 1º ciclo do ensino básico.pdf75,63 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID