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TitleDesenvolvimento de uma metodologia de avaliação da resistência ao rolamento de diferentes misturas betuminosas
Author(s)Araújo, João P.
Palha, Carlos Alberto Oliveira Fernandes
Oliveira, Joel
Silva, Hugo Manuel Ribeiro Dias da
Pereira, Paulo A. A.
KeywordsAnálise do ciclo de vida
Consumo de combustível
Resistência ao rolamento
Sustentabilidade
Issue dateNov-2015
CitationAraújo J. P., Palha C., Oliveira J. R. M., Silva H. M. R. D., Pereira P. A. A. DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA AO ROLAMENTO DE DIFERENTES MISTURAS BETUMINOSAS, XVIII Congreso Ibero Latinoamericano del Asfalto, 2015
Abstract(s)Os pavimentos rodoviários são infraestruturas de grande importância para o desenvolvimento económico de qualquer país. Atualmente, o principal critério utilizado na conceção dessas infraestruturas deixou de ser apenas o seu menor custo, valorizando-se a perspetiva ambiental e procurando determinar todos os impactos de longo prazo (económicos, ambientais ou sociais) deste tipo de investimentos. Nesse sentido, o consumo de combustível dos veículos que circulam nos pavimentos tem um peso significativo em termos económicos e ambientais, justificando a procura de soluções que permitam reduzir esse consumo de forma a garantir um desenvolvimento mais sustentável. No que diz respeito às características dos pavimentos, um dos fatores que mais influencia o consumo dos veículos é a resistência ao rolamento. Tendo em conta que as características dos pavimentos, em especial as superficiais, têm uma influência significativa nessa propriedade, com o presente trabalho pretendeu desenvolver-se uma metodologia de avaliação da resistência ao rolamento de misturas betuminosas com diferentes características superficiais. Assim, é possível avaliar que misturas ou características superficiais permitem contribuir para uma redução do consumo de combustível e das emissões de gases resultantes da sua queima ao longo do ciclo de vida de um pavimento. A obtenção de resultados do consumo energético necessário para circular sobre diferentes misturas betuminosas foi conseguida através do desenvolvimento de um protótipo. O consumo energético do movimento circular das rodas, equipadas com pneus convencionais de veículos ligeiros, foi medido para diferentes superfícies e a sua utilização para a avaliação da sustentabilidade das misturas estudadas é analisada no presente artigo
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/39423
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:C-TAC - Comunicações a Conferências Nacionais

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