Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/39323

TítuloEstratégia empresarial e produtos inovadores: o impacto da inovação no volume de negócios
Autor(es)Barros, Rui Manuel Sousa
Orientador(es)Ribeiro, J. Cadima
Palavras-chaveEstratégia empresarial
Inovação
Produtos inovadores
Sucesso
Volume de negócios
Emprego
Business strategy
Innovation
Innovative products
Success
Turnover
Employment
Data2015
Resumo(s)O fenómeno da globalização causou um aumento dos desafios impostos pelos mercados, nomeadamente uma concorrência mais agressiva, uma maior complexidade dos produtos bem como um maior grau de exigência dos consumidores. Tal facto afeta o sector têxtil português, setor este que tem um papel de elevada importância na economia portuguesa, destacando-se por empregar uma parte muito considerável da mão-de-obra. Esta investigação consiste na realização de um estudo de casos das estratégias mantidas por três empresas da fileira têxtil nacional, a Petratex, a Riopele e a Lameirinho. O estudo da estratégia das empresas tomará como suporte básico entrevistas a realizadas a colaboradores das empresas, entre eles, os seus CEO’s. Concomitantemente à realização dos estudos de caso, será feito o devido enquadramento teórico da temática em estudo e uma caracterização do setor em análise. Com este estudo, constatou-se que as estratégias de inovação implementadas pelas empresas permitiram que estas enfrentassem as adversidades económicas e traçassem o caminho para o respetivo sucesso relativo. Através dos produtos inovadores, cumulativamente com outras estratégias de inovação, estas empresas conseguiram chegar a mais mercados, atrair novos clientes e manter-se ao longo dos anos como referências, dado o seu sucesso económico. Tal evidência resultou, conjuntamente com os estudos de caso, da análise da evolução positiva do volume de negócios e nível de emprego das empresas.
The phenomenon of globalization has caused an increase in the challenges posed by the markets, including a more aggressive competition, greater complexity of products as well as a greater degree of consumer demand. This fact affects the Portuguese textile sector. This sector has a role of great importance in the Portuguese economy, especially by employing a very considerable amount of labor. This research involves carrying out case studies of the strategies held by three companies of the domestic textile row, Petratex, Riopele and Lameirinho. The study of corporate strategy will take as basic support the interviews conducted to of a few collaborators of the companies, among them, their CEOs. Complimentarily to the realization of case studies, the review of suitable theoretical framework will be done, together with characterization of the sector in question. From this study, it was found that innovation strategies implemented by companies enabled them to face economic hardships and define the path to the respective relative success. Through the production of innovative goods, cumulatively with other innovation strategies, these companies were able to reach more markets, attracting new customers and keeping up over the years as sectorial references, given its economic success. Such evidence results, together with case studies, from analyzing the positive development of the companies’ turnover and employment.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresa
URIhttps://hdl.handle.net/1822/39323
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Rui Manuel Sousa Barros.pdf
Acesso restrito!
1,01 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID