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Title“Da Moda ao Resíduo e do Resíduo à Moda”: um contributo sustentável no uso da pele residual na Indústria do calçado
Other titles"Fashion to Waste and Waste to Fashion": a sustainable contribution in the use of leather waste in the Footwear industry
Author(s)Soares, Bernardete de Oliveira
Advisor(s)Broega, A. C.
KeywordsCalçado
Sustentabilidade ambiental
Desperdícios de pele
Sustentabilidade social
Upcycling
Acessórios de moda
Footwear
Environmental sustainability
Leather waste
Social sustainability
Fashion accessories
Issue date2015
Abstract(s)O desenvolvimento sustentável tem sido um fator relevante para o contributo de uma conscientização do problema ambiental atual com o qual a sociedade de hoje se depara, causado pelo desenvolvimento convencional e massificado da indústria de moda e que ainda pouco se inquieta com questões ambientais e sociais. Diante desta realidade, a presente investigação debruça-se sobre a aplicação de valor sustentável no desenvolvimento de calçado através da reintegração de resíduos gerados pela própria indústria do setor. Incidindo especificamente no reaproveitamento da pele residual, visto que esta é uma das matérias-primas descartadas de maior impacto ambiental presente no seio industrial. A abordagem metodológica surge a partir de um procedimento exploratório baseado nos processos criativos do design thinking aplicados a uma empresa em particular, que se tornou o caso de estudo. Os seus espaços fásicos permitem a ligação de várias técnicas e ferramentas aplicadas na pesquisa do teor problemático residual da empresa e no levantamento de dados pormenorizados desses resíduos gerados pela matéria-prima durante a produção convencional do calçado. Com posterior desenvolvimento conceptual de novos produtos, através da formação de novas superfícies reutilizando a pele residual gerada pela produção da empresa, recorrendo à aplicação frequente da técnica upcycling para a construção de acessórios de moda mais sustentáveis. Os desenvolvimentos técnicos destes produtos sustentáveis foram realizados de modo industrial, a partir da construção mecânica de calçado, voltado para uma vertente ecológica da sustentabilidade, e de modo artesanal, através da confeção manual de acessórios de moda voltada para uma vertente social da sustentabilidade. O que, deste modo, proporcionou inovações que atendam a interação da indústria de calçado em colaboração com novas relações ecológicas e sociais.
Sustainable development has been a relevant factor for the contribution of an awareness of current environmental problem that today's society is facing, caused by conventional development and massiveness of the fashion industry and that’s still a little uneasy with environmental and social issues. Given this reality, this research focuses on the application of sustainable value in the development of footwear through the reintegration of wastes generated by the industry itself. Leaning specifically in the reuse of leather waste, because is the one of most raw materials discarded with higher environmental impact present inside of the industry. The methodological approach arises from an exploratory procedure based on the creative processes of design thinking applied to a particular company, which became the case study. The phasic spaces of this approach allow the connection of various techniques and tools applied in research of waste problematic content of the company and the survey with detailed data from these waste generated by the raw material of the footwear conventional production. With further conceptual development of new products, by forming new surfaces, reusing the leather waste generated by the production company, with the extensive use of the upcycling technique for the construction of fashion accessories more sustainable. Technical developments of these sustainable products were performed in industrial mode, from the mechanical construction of shoes, facing an ecological aspect of sustainability, and in craftsmanship way through the manual confection of fashion accessories dedicated to a social pillar of sustainability. This thus provides innovations that address the interaction of the footwear industry in collaboration with new ecological and social relations.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Design e Marketing
URIhttp://hdl.handle.net/1822/39210
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
DET/2C2T - Dissertações de mestrado

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