Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/39138

TitlePerceções de obstáculos à criatividade em universitários de diferentes áreas curriculares e níveis de graduação
Other titlesPerceptions of obstacles to creativity with university students from different subject areas and grade levels
Author(s)Morais, Maria de Fátima
Almeida, Leandro S.
KeywordsCriatividade nível académico
Área curricular
Barreiras
Universidade
Nível académico
Creativity
Barriers
Higher education
Curricular domain
Academic level
Issue date2015
JournalRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación
CitationPerceções de obstáculos à criatividade em universitários de diferentes áreas curriculares e níveis de graduação.Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 2(2), 54-61
Abstract(s)As características da atualidade exigem que se seja criativo e inovador. Todo o indivíduo pode rentabilizar intencionalmente seu potencial criativo, podendo e devendo a universidade ter um papel importante nesse desenvolvimento. Porém, observam-se perceções de barreiras à expressão criativa em alunos universitários, apesar de existir muito pouca investigação acerca do tema. Neste estudo, quis-se então analisar perceções de barreiras à criatividade em estudantes universitários portugueses, tomando 582 alunos de três áreas curriculares (Artes e Humanidades; Ciências e Tecnologias; Ciências Sociais e Humanas) e dois níveis de graduação (licenciatura e mestrado). Usou-se o Inventário de Barreiras Pessoais à Expressão Criativa, adaptado à realidade portuguesa. Foram avaliadas diferenças, considerando os fatores do inventário, mas também os seus itens numa análise mais detalhada. Encontraram-se diferenciações nos fatores para a área curricular e, no caso dos itens, para as duas variáveis estudadas. Algumas reflexões são feitas no sentido de repensar práticas no quotidiano académico.
The current features require to be creative and innovative. Everyone can intentionally develop their creative potential and the university should play an important role in this development. However, there are perceptions of barriers to creative expression in university students, although there is very little research about this subject. This study, wants to analyze perceptions of barriers to creativity in Portuguese university students, and were considered 582 students from three subject areas (Arts and Humanities; Science and Technology; Social Sciences and Humanities) and from graduation and post-graduation levels. It was used the Inventory of Personal Barriers to Creative Expression, adapted to the Portuguese reality. Differences were evaluated considering the dimensions of the inventory, but also its items in a more detailed analysis. Significant statistical differences were found in the inventory dimensions for the subject area; in the case of items, they were found for both variables. Some reflections are appointed in order to reconsider practices in the academic daily life.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/39138
DOI10.17979/reipe.2015.2.2.1358
ISSN1138-1663
2386-7418
Publisher versionhttp://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/reipe.2015.2.2.1358/pdf_292
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

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