Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/39131

TitleAlunos excelentes, alunos promissores? A questão dos alunos de mérito académico no ensino superior
Other titlesOutstanding students, promising students? The issue of honours students in higher education
Author(s)Antunes, Ana Pereira
Morais, Maria de Fátima
KeywordsAltas habilidades
Mérito escolar
Excelência académica
Ensino superior
High abilities
Honours students
Academic excellence
Higher education
Issue date2015
JournalTalincrea: Talento, Inteligencia y Creatividad
CitationAntunes, A. &Morais, M. F. (2015). Alunos excelentes, alunos promissores? A questão dos alunos de mérito académico no ensino superior. Talincrea.Talento, inteligencia y creatividad , 1(2), 3 - 23
Abstract(s)A temática da sobredotação tem suscitado interesse por parte da comunidade científica e educativa, sendo que também se tem assistido, nos últimos anos, a um investimento no estudo da excelência humana, incluindo-se a excelência académica. A premissa de que os alunos universitários de mérito académico podem constituir um capital social importante, que deve ser reconhecido, coloca desafios ao contexto educativo para estimular a realização do potencial do aluno e promover o seu desenvolvimento através da concretização de um projeto vocacional. Ao longo deste trabalho procura-se refletir, do ponto de vista teórico, sobre as caraterísticas dos alunos de mérito escolar, no ensino superior, apresentando conceitos e modelos explicativos das altas habilidades e da realização académica excelente, e discutindo algumas possíveis práticas educativas. Finaliza-se com a apresentação de algumas sugestões para um maior investimento na área a nível do ensino superior português
In recent years scientific and educational communities have been interested in giftedness with a growing investment in the study of human excellence, including academic excellence. The premise that college honours students may be an important social capital, which should be recognized, challenges the educational context when it wants to stimulate the transformation of their potential into achievements and to promote the students development through the implementation of a vocational project. In this study it is aimed to reflect, from a theoretical point of view, about the characteristics of honours students in higher education. Concepts and explanatory models of high abilities and academic excellence are presented, and some possible educational practices are discussed. To conclude are presented some suggestions for a greater investment in the area in the Portuguese higher education.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/39131
Publisher versionhttp://www.talincrea.cucs.udg.mx/articulo/alunos-excelentes-alunos-promissores-questao-dos-alunos-de-merito-academico-no-ensino-super
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
talincrea.pdf484,48 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID