Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/3912

TítuloO papel do sociólogo na escola: contributos
Autor(es)Araújo, Emília Rodrigues
Palavras-chaveIntervenção
Metodologia
Data26-Set-2005
Resumo(s)Distinguindo-se do trabalho do assistente social, o trabalho do sociólogo encobre-se nas tarefas de diagnóstico e de planeamento das melhores vias de intervenção avançando com medidas que atinjam os motivos pelos quais se geram problemas que, na sua expressividade, são sociais, acabam por ter implicações alargadas no âmbito da sociedade. Hoje em dia, a pesquisa e a intervenção sobre a escola conhecem um alargamento acentuado: com o insucesso escolar e a violência juvenil, incluindo o conflito inter-étnico, no centro das preocupações, as ciências sociais, e muito especialmente a sociologia, centram atenção na melhoria dos métodos de diagnóstico e de intervenção sobre problemas que, como disse, não se ligam apenas à escola mas à comunidade envolvente, à sociedade em si, aos seus modos de pensar, de estar e de actuar. É neste sentido que a sociologia, a portuguesa neste caso, inclui nas suas metodologias modos de abordagem internacionais muito especialmente franceses e britânicos, locais onde as escolas são de uma absoluta preocupação reflectindo problemas sociais graves como o desemprego, o conflito entre religiões e a entrada massiva de emigrantes.
TipoComunicação em painel
DescriçãoComunicação apresentada na acção de formação "O papel do sociólogo na escola", Braga, Portugal, 26 Setembro 2005.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/3912
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Comunicações / Communications
DS/CICS - Comunicações em encontros nacionais/Papers at National Meetings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
O papel do sociologo na escola.pdftexto de comunicação96,31 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID