Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/39129

TitleIntervention program on adolescent’s creativity representations and academic motivation
Other titlesPrograma de intervenção nas representações de criatividade e motivação acadêmica de adolescentes
Programa de intervención en representaciones de creatividad y motivación académica de adolescentes
Author(s)Morais, Maria de Fátima
Jesus, Saul Neves de
Azevedo, Ivete
Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro
Viseu, João
KeywordsAdolescents
Creativity
Educational program evaluation
Motivation
Representation
Adolescentes
Criatividade
Avaliação de programa educacional
Motivação
Representação
Creatividad
Evaluación de programa educacional
Motivación
Representación
Issue date2015
PublisherUniversidade de São Paulo (USP)
JournalPaidéia
CitationMorais, Jesus, Azevedo, Araújo & Viseu (2015). Intervention Program on Adolescent’s Creativity Representations and Academic Motivation. Paidéia, 25(62), 289-297
Abstract(s)Creativity and its promotion are widespread concerns in education. However, few efforts have been made to implement intervention programs designed to promote creativity and other related aspects (e.g., academic motivation). The Future Problem Solving Program International (FPSPI), aimed for training creativity representations and creative problem solving skills in young people, has been one of the most implemented programs. This intervention’s materials and activities were adapted for Portuguese students, and a longitudinal study was conducted. The program was implemented during four months, in weekly sessions, by thirteen teachers. Teachers received previous training for the program and during the program’s implementation. Intervention participants included 77 Basic and Secondary Education students, and control participants included 78 equivalent students. Pretest-posttest measures of academic motivation and creativity representations were collected. Results suggest a significant increase, in the intervention group, in motivation and the appropriate representations of creativity. Practical implications and future research perspectives are presented.
A criatividade e sua promoção geram grande preocupação em educação. Contudo, poucos esforços têm existido para implementar programas destinados a sua promoção e de outros aspetos relacionados (e.g., motivação acadêmica). O Future Problem Solving Program International (FPSPI), criado para melhorar as representações de criatividade e a resolução criativa de problemas em jovens, tem sido um dos mais implementados. Os seus materiais e atividades foram adaptados para estudantes portugueses, efetuando-se um estudo longitudinal. O programa foi implementado durante quatro meses, semanalmente, por treze professores, que receberam formação antes e durante a implementação. O grupo experimental incluiu 77 estudantes do Ensino Básico e Secundário, apresentando o grupo de controlo 78 estudantes com características equivalentes. Os dados sobre a motivação e criatividade foram recolhidos num pré e pós-teste. Os resultados sugerem um aumento significativo na motivação e crenças apropriadas de criatividade no grupo experimental. Implicações práticas e perspectivas para investigações futuras são apresentadas.
La creatividad y su promoción generan gran preocupación en educación. Sin embargo, han sido llevados a cabo pocos esfuerzos para implementar programas de promoción de la creatividad y otros aspectos (e.g., motivación académica). El Future Problem Solving Program International (FPSPI), creado para mejorar las representaciones de creatividad y la solución creativa de problemas en jóvenes, ha sido bastante implementado. Se adaptaron sus materiales y actividades para estudiantes portugueses, y se desarrolló un estudio longitudinal. El programa se implementó semanalmente durante cuatro meses por trece profesores, que recibieron formación antes y durante la implementación. El grupo experimental incluyó 77 estudiantes de Educación Primaria y Secundaria y el grupo de control incluyó 78 estudiantes con características semejantes. Los datos de motivación y creatividad fueron recogidos en un pre y post-test, sugiriendo un aumento significativo de motivación y creencias apropiadas sobre la creatividad en el grupo experimental. Se presentan implicaciones prácticas y perspectivas para futuras investigaciones.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/39129
DOI10.1590/1982-43272562201502
ISSN1982-4327
Publisher versionhttp://www.scielo.br/pdf/paideia/v25n62/1982-4327-paideia-25-62-0289.pdf
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Paideia 2015.pdf164,36 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID