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TítuloLiteracia mediática: práticas e competências de adultos em formação na grande Lisboa
Outro(s) título(s)Media literacy: practices and competencies of adults in training in grande Lisboa
Autor(es)Lopes, Paula
Palavras-chaveLiteracia mediática
Práticas mediáticas
Competências de literacia mediática
Media literacy
Media uses
Media literacy skills and competencies
Data2015
EditoraObservatório da Comunicação (OberCom)
RevistaObservatorio (obs*)
CitaçãoLopes, P. (2015). Literacia mediática: Práticas e competências de adultos em formação na Grande Lisboa. Observatorio (OBS*), 9(2), 47-78
Resumo(s)Será que os adultos em formação na Grande Lisboa retratam o país de consumos informativos tipicamente baixos, de que falavam Hallin e Mancini em 2004? Será que se mantêm os baixos níveis de interesse pelas notícias afirmados por José Rebelo e a sua equipa de investigadores, em 2008? Será que, na utilização de internet, a prática mais comum entre estes adultos é a gestão de emails, como revelado pelo Observatório da Comunicação em 2012? E será que os efeitos da exposição aos media (old e new media) condicionam as competências de literacia mediática dos indivíduos? Este texto apresenta alguns resultados do projeto de investigação “Literacia mediática e cidadania. Práticas e competências de adultos em formação na Grande Lisboa”, desenvolvido no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES), entre 2009 e 2013, e enquadrado no Programa de Doutoramento em Sociologia do ISCTE-IUL. Algumas pistas: os resultados mostram uma clara divisão entre gerações no acesso à informação e que apenas uma minoria gera conteúdos e participa publicamente online.
Do adults in training in Grande Lisboa portray a country of typically low information consumption (Hallin and Mancini, 2004)? The interest in the news remains low (Rebelo et al., 2008)? Among these adults, sending and receiving emails is the most popular online activity (OberCom, 2012)? Do the effects of media exposure (to old and new media) determine media skills and competencies? This paper presents some results of the research project "Media literacy and citizenship. Practices and competencies of adults in training in Grande Lisboa", developed in the Centre for Research and Studies in Sociology (CIES), between 2009 and 2013, carried out under the Doctoral Programme in Sociology from ISCTE-IUL. Some clues: the results show that there is a clear distinction among generations in access to information and that only a minority of the subjects contributes with original content and participates publicly in online environments.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/38896
ISSN1646-5954
Versão da editorahttp://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/771
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

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