Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/38754

TítuloA expressão dramática em contexto escolar: um estudo de caso com alunos do 1º ciclo do ensino básico na Região Autónoma da Madeira
Autor(es)Câmara, Maria Margarita Gomes
Orientador(es)Antunes, Carla Pires
Palavras-chaveExpressão dramática
Alunos
Currículo
Competências
Inteligências múltiplas
Dramatic Expression
Students
Curriculum
Competencies
Multiple intelligences
Expression dramatique
Élèves
Programme
Compétences
Intelligences multiples
Data14-Jul-2015
Resumo(s)Na Região Autónoma da Madeira, as áreas artísticas fazem parte integrante do currículo do 1º Ciclo do Ensino Básico. Os alunos que frequentam as escolas a tempo inteiro, neste nível de ensino, tem uma hora curricular de frequência obrigatória da área de Expressão Musical e Dramática. Nas atividades de enriquecimento curricular, estas áreas surgem com a designação de Modalidades Artísticas. Este estudo analisou, em particular, as atividades de Expressão Dramática realizadas em contexto de sala de aula, numa escola do 1º Ciclo do Ensino Básico. Nele participaram 24 alunos de uma turma do 3º ano de escolaridade. Privilegiando uma abordagem qualitativa e interpretativa, com base num estudo de caso e recorrendo a técnicas diversificadas (notas de campo, composições visuais e escritas, fotografias, vídeos) a investigação pretende dar a conhecer as potencialidades que a Expressão Dramática pode oferecer em contexto escolar. Os alunos envolvidos assumiram o papel de participantes na pesquisa, contribuindo para a construção de conhecimento neste estudo. Através das atividades de Expressão Dramática e, consequentemente, pela convocação de múltiplas linguagens (corporal, musical, plástica, poética, dança, etc.) proporcionadas aos alunos, foi favorecida a construção de conhecimento, pelo recurso a diversos canais sensoriais, facilitando-se, desse modo, o desenvolvimento da criatividade e inteligências múltiplas. Além destes aspetos, as atividades dramáticas foram, essencialmente, atividades de comunicação e de expressão individual e grupal, na medida em que as ações, improvisadas ou planeadas em grupo, valorizavam e reforçavam as competências intrapessoais e interpessoais, a cooperação e o desenvolvimento emocional, moral e cívico de cada um dos participantes.
In the Autonomous Region of Madeira, the artistic areas are an integral part of the curriculum of the 1st cycle of Basic Education. The students who attend school full time, at this level of education, have Musical Expression and Drama, as a compulsory element integrated into the curriculum. In terms of curriculum enrichment activities, these areas come under the name of Artistic Modalities. This study analyses, in particular, the activities of Dramatic Expression undertaken in the context of a classroom of a school in the 1st cycle of Basic Education. In which, 24 students of a 3rd year class, took part. Thus, enabling a qualitative and interpretative approach, based on a cases study, using diverse technical notes, (field notes, visual and written compositions, photographs and videos). The research aims to demonstrate the potential that Dramatic Expression can offer in the school context. The students involved assumed the role of research participants, thus contributing to the enhanced knowledge of this study. Through the activities of Dramatic Expression, and consequently, by convening multiple languages (corporal, musical, plastic, poetic, dance) the learning process was enhanced through the use of different sensory channels, thereby facilitating the development of creativity and multiple intelligences. In addition to these aspects, the dramatic activities were essentially communication activities, both individual and group expression, in so far as the actions, either planned or improvised in group, valorized and enforced the intra personal and interpersonal competencies, cooperation and emotional development, both civic and moral of each participant.
Dans la Région Autonome de Madère, les domaines artistiques font partie intégrante du programme du 1er cycle de l`enseignement basique. Les élèves qui fréquentent les écoles à temps complet, dans ce niveau d`enseignement, ont une heure de leur programme, à laquelle ils doivent obligatoirement assister, dans le domaine de l`Expression Musicale et Dramatique. Dans les activités d`enrichissement programmatique, ces domaines sont désignés comme Modalités Artistiques. Cette étude a analysé, en particulier, les activités d`Expression Dramatique réalisées dans le contexte de la salle de classe, dans une école du 1er cycle de l`enseignement basique. Vingt-quatre élèves d`une classe de 3ème année de scolarité y ont participé. Privilégiant une approche qualitative et interprétative, sur la base d`une étude de cas et en recourant à des techniques diversifiées (notes de terrain, compositions visuelles et écrites, photographies, vidéos), la recherche a pour but de faire connaître les potentialités que l`Expression Dramatique peut offrir dans un contexte scolaire. Les élèves impliqués ont assumé le rôle de participants dans la recherche et ont contribué à la construction de connaissance dans cette étude. Par le biais des activités d`Expression Dramatique et, en conséquence, par le recours à de multiples langages (corporel, musical, plastique, poétique, danse, etc) proposés aux élèves, la construction de connaissance a été favorisée par le recours à divers canaux sensoriels, ce qui a facilité le développement de la créativité et des intelligences multiples. Outre ces aspects, les activités dramatiques ont été, pour l`essentiel, des activités de communication et d`expression individuelle et groupale, dans la mesure où les actions, improvisées ou planifiées en groupe, valorisaient et renforçaient les compétences intra-personnelles et inter-personnelles, la coopération et le développement émotionnel, moral et civique de chacun des participants.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Estudos da Criança (área de especialização em Educação Dramática).
URIhttps://hdl.handle.net/1822/38754
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEC - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria Margarita Gomes Câmara.pdf4,74 MBAdobe PDFVer/Abrir
Anexos8.zip39,09 MBUnknownVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID