Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/38541

TítuloMotivação para o desporto escolar: estudo em alunos do ensino secundário, de uma escola do concelho de Guimarães
Outro(s) título(s)Motivation to sport activities at school: a study with high school students in Guimarães
Autor(es)Fernandes, Luís André Lopes
Orientador(es)Cunha, António Camilo
Palavras-chaveEstágio
Educação física
Desporto
Desporto escolar
Motivação
Internship
Physical education
Sport
School sport
Motivation
Data2015
Resumo(s)O Relatório de Estágio está envolvido no 2º ano letivo do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade do Minho. Este documento tem três grandes áreas, as duas primeiras retratam toda a envolvência que o estágio curricular me proporcionou, e a terceira área, é referente a um estudo de investigação sobre a Motivação para o Desporto Escolar. Relativamente à primeira área, iniciei-a com um enquadramento pessoal de forma a contextualizar o meu percurso pessoal e académico, e de seguida realizei um enquadramento institucional de forma a situar e caracterizar o espaço e a instituição que acolheu o meu estágio. Os vários processos de ensino-aprendizagem desenvolvidos foram tratados e organizados em diversas vertentes, organizados em quatro áreas, conceção, planeamento, realização e por último, avaliação. Nestas áreas encontra-se todos os passos pedagógicos abordados e realizados durante o ano, como, análise e caracterização da turma, a organização e planeamento dos métodos de ensino-aprendizagem, os métodos teóricos abordados e realizados, tudo para um ensino mais eficaz. A seguinte área refere a participação na escola e a relação com a comunidade escolar, isto retrata a participação nas várias atividades e formações realizadas na escola. A terceira área demonstra área de desenvolvimento profissional e investigativo em Educação Física, onde surgiu um estudo que procurou verificar e concluir quais as motivações que leva os alunos do ensino secundário aderirem ou não ao Desporto Escolar. Amostra do estudo consiste em 60 indivíduos todos do sexo masculino, em que 30 tinham participação no Desporto Escolar e os restantes 30 não aderiram a qualquer modalidade do Desporto Escolar. Depois de toda análise, os resultados verificados foram que quem pratica Desporto Escolar os motivos mais relevantes estão relacionados com aspetos de melhoramento da performance física, já quem não aderiu, os motivos com maior importância estão relacionados com outras ocupações e por consequente falta de tempo.
The internship report is a part of the 2nd year of the Master's Degree in Physical Education Teaching of middle and high schools at University of Minho. This document is divided in three main areas. The first two depict all the surroundings that the traineeship provided me, the third one refers to a investigation study on motivation for school sports. Regarding the first area, I began with a personal framework in order to contextualize my personal and academic life, and then made an institutional framework in order to locate and characterize the space and the institution that welcomed my internship. The several teaching and learning processes developed were treated and organized in various strands, organized into four areas: design, planning, implementation and finally evaluation. In these aspects we can find all the pedagogical steps covered and held during the year, like, class analysis and characterization, the organization and planning of teaching-learning methods, discussed and performed theoretical methods, all for a more effective teaching. The following area refers to the school's participation and interaction with the school community. This depicts participation in several activities and trainings conducted at school. The third area shows the professional and investigative development in Physical Education, where a study was made that aimed to verify and conclude what were motivations that compelled the high school students to adhere, or not, to sports at school. The study sample consisted of 60 individuals, all male, in which 30 had engaged in school sports and the remaining 30 did not engage in any kind of school sports. After all the analysis, the results showed that the main reason to school sports adherence is wanting to improve physical condition and the main reason for not adhering is lack of time due to other occupations.
TipomasterThesis
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttp://hdl.handle.net/1822/38541
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Luís André Lopes Fernandes.pdf2,35 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis