Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/38537

TítuloSeleção de fungos produtores de β-D-frutosiltransferase por fermentação em estado sólido
Autor(es)Silva, Juanize M.
Teixeira, J. A.
Porto, Camila S.
Porto, Ana L. F.
DataSet-2015
CitaçãoSilva, Juanize M.; Teixeira, J. A.; Porto, Camila S.; Porto, Ana Lúcia F., Seleção de fungos produtores de -D-frutosiltransferase por fermentação em estado sólido. SINAFERM 2015 XX Simpósio Nacional de Bioprocessos. Fortaleza, Brazil, Sep. 1-4, 1-5, 2015.
Resumo(s)A enzima β-D-frutosiltransferase é responsável pela síntese de FOS (frutooligossacarídeos) a partir de sacarose por reação de transfrutosilação é produzida por diferentes micro-organismos, principalmente por fungos filamentosos. O objetivo deste trabalho foi selecionar a melhor linhagem fúngica produtora da -D-frutosiltransferase por fermentação em estado sólido, bem como o método de extração. A fermentação em estado sólido utilizando o substrato farelo de trigo umedecido com solução de sacarose atingindo 70% de umidade na concentração de esporos de 107 no tempo de 96 horas de crescimento. Todas as linhagens manipuladas apresentaram atividade hidrolítica, no entanto apenas uma linhagem não demonstrou atividade transfrutosilação. O isolado SIS 14 que pertence ao gênero Aspergillus sp. destacou-se pelos maiores valores em atividade no método de extração utilizando água destilada, apresentando 300,90 U/mL na atividade de transfrutosilação e na atividade hidrolítica de 155,74 U/mL. Contudo, pode-se perceber que dos solventes estudados a água destilada foi melhor obtendo o valor em atividade de transfrutosilação, como também a linhagem SIS 14 é promissora para a produção da β-D-frutosiltransferase.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/38537
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEB - Artigos em Livros de Atas / Papers in Proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
document_26506_1.pdf720,2 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID