Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/38310

TitleO ensino experimental das ciências: mudança concetual a partir das conceções alternativas dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Other titlesThe experimental teaching of sciences: conceptual change based on pupils’ alternative conceptions of the 1st cycle of Basic Education
Author(s)Fernandes, Luciana Patrícia Franco
Advisor(s)Guimarães, Fernando
Issue date2015
Abstract(s)O presente estudo foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica de Ensino Supervisionada, do 2.º ano do ciclo de estudos, conducente ao grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no ano letivo de 2014/2015 e intitula-se O ensino experimental das ciências: mudança concetual a partir das conceções alternativas dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os objetivos definidos para esta investigação são os seguintes: estimular o interesse pelas ciências, através da utilização do ensino experimental; desenvolver atitudes científicas nos alunos; detetar conceções alternativas dos alunos sobre tópicos do currículo do Estudo do Meio; promover atividades experimentais que possibilitem o confronto das conceções alternativas dos alunos com evidências experimentais; analisar o impacto das atividades na evolução das ideias dos alunos; promover experiências de aprendizagem ativas e significativas e realizar atividades de forma autónoma, responsável e em colaboração. O projeto de intervenção foi realizado em contexto de sala de aula, com vinte e seis alunos de uma turma do 4.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Adotou-se, por isso, uma metodologia de investigação-ação, em que o investigador deve complementar a teoria com a prática, com o objetivo de melhorar o contexto em questão. Numa primeira fase observou-se a turma para recolher as suas características e necessidades. De seguida, implementou-se um conjunto de estratégias construtivistas que permitiram recolher as conceções alternativas dos alunos e promover a mudança concetual. Durante a implementação, foram recolhidos um conjunto de dados, que numa fase final foram analisados e refletidos. Com esta investigação demonstrou-se que, recorrendo a estratégias de ensino e de aprendizagem ativas e significativas para os alunos, é possível promover a mudança concetual, isto é, tornar as conceções alternativas que os alunos possuem, em conhecimentos científicos, que lhes serão úteis numa sociedade onde as ciências adquirem cada vez mais uma importância crucial.
This study was achieved within the Curricular Unit of Pedagogical Practice of Supervised Teaching, of the 2nd year of the Master Degree in Pre-School and Basic Education (Primary School), during the academic year 2014/2015. It is titled The experimental teaching of sciences: conceptual change based on pupils’ alternative conceptions of the 1st cycle of Basic Education. The objectives settled for this research were the following: to stimulate the interest on sciences, by the use of experimental teaching; to develop pupils’ scientific attitudes; to identify pupils’ alternative conceptions on themes of the syllabus of the subject Physical and Social Environment; to promote experimental activities that allow the confrontation of pupils’ alternative conceptions with experimental evidences; to analyse the impact of activities in changes of pupils’ conceptions; to promote active and meaningful learning experiences so that pupils may be able to achieve activities autonomously, responsibly and in collaboration with other pupils. This intervention project was developed in a teaching class context, with twenty-six pupils of a class of the 4th year of the 1st Cycle of basic education. The methodology selected was actionresearch. Within this methodology, the researcher has to combine theory with practice, with the aim of improving the referred context. In a first phase the class was observed in order to collected data on its characteristics and needs. Afterwards, a set of constructivist strategies allowed the collection of pupils’ alternative conceptions and the promotion of conceptual change. After the data collection, in a final phase, data were analysed and reflected upon. Conclusions of this research indicated that the use of teaching strategies allowed meaningful and active learning. By this means it is possible to promote conceptual change, namely to change pupils’ alternative conceptions in scientific knowledge that may be useful in a society in which sciences have gained a crucial importance.
TypemasterThesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttp://hdl.handle.net/1822/38310
AccessopenAccess
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

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