Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/38221
Título: | Aprender a gostar de poesia: contributos para uma didática do texto poético em contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo |
Outro(s) título(s): | Learning to enjoy poetry: the contribution for a didactic approach of the poetry text in Primary Scholl |
Autor(es): | Torres, Ana Catarina Cruz |
Orientador(es): | Silva, Sara Raquel Reis da |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio fundamenta e descreve ambos os projetos de intervenção
pedagógica desenvolvidos em contexto de jardim de infância e de 1º Ciclo, no âmbito da
Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada.
No contexto de jardim de infância, o tema do projeto intitulou-se: “A Poesia ao Som da
Música: para um contacto precoce e fruitivo com o texto poético” e teve como referência as
Metas/Orientações para a Educação Pré-Escolar, a metodologia de trabalho de projeto e a
abordagem High/Scope.
No contexto de 1º Ciclo, o projeto incidiu sobre a seguinte temática: “Aprender a gostar
de poesia: contributo para uma didática do texto poético em contexto de 1º ciclo” e teve como
referência o Programa de Português; Matemática; Estudo do Meio; Expressões Artísticas e Físico
Motoras para o Ensino Básico, bem como as Metas Curriculares de Português.
Durante as intervenções pedagógicas, ambas centradas na poesia, como sugerimos,
observaram-se as motivações das crianças, procurando a criação de oportunidades em que
estas ampliassem os seus conhecimentos e o gosto pelo saber, de forma a envolvê-las em
aprendizagens ativas. O trabalho realizado com as crianças contribuiu não só para adquirirem,
aprofundarem e consolidarem conhecimentos sobre o que é a poesia, mas também para
promover o gosto por esse modo literário.
Na verdade, tem-se observado que a poesia nas escolas e nos jardins de infância
continua a não ser devidamente valorizada, sendo ainda muito frequente esta ser associada
unicamente a datas festivas.
Nesse sentido, é importante, através de estratégias pedagógicas consistentes, dinâmicas
e adequadas aos interesses e ao desenvolvimento das crianças, criar momentos de
aprendizagem em que a criança, ao familiarizar-se com uma linguagem repleta de
expressividade, de ritmo e de sonoridade, faça com que estimule a sua imaginação, a
curiosidade pelo mundo que a rodeia e a procura de si mesmo, num ambiente de aprendizagem
rico em troca de afetos e de palavras.
Neste intercâmbio, o papel do educador/professor é preponderante, pois é ele que vai
ser o mediador. É ele que vai “colocar” a semente da vontade do querer saber cada vez mais,
isto é, vai criar estratégias pedagógicas que motivem a criança para a incessante fonte do
conhecimento e do respeito pelo outro. In the present phase report we support and describe both projects of intervention developed in kinder garden and Primary Scholl, this study was carried out in the supervised teaching practice subject. In the Kinder garden context, the project´s focused on “The poetry by the sound of music: for an earlier and profitable approach on the dynamics of poetry text” and had as reference the goals and orientations for Pre-School Education, the working methods and High/ Scope approach. For the 1st Cycle project the theme was: “Learning to enjoy poetry: the contribution for a didactic approach of the poetry text in Primary Scholl” and had as reference the Portuguese, Math’s, Environment’s Study and Arts and Physical Expression programs for Elementary School, as well as the goals for the Portuguese subject program. During the pedagogic interventions, both focused on poetry, we observed the kids motivation and focused on creating opportunities for them to amplify their knowledge as well as their willingness to learn by involving them active learning approaches. The work made with the children contributed not only for them to acquire, improve and consolidate their knowledge about poetry but also to promote their appreciation for this kind of literature. Actually, it has been observed that poetry it is still under valorized in the schools and kinder gardens, it´s frequently associated to festivities, for example, mother´s day. In this sense, it is important to create, truth consistent, dynamic and adequate pedagogic strategies, learning moments as a child by familiarize them with this language full of expressivity, rhythm and sonority, stimulating their imagination and curiosity for the world around them and the search for themselves, in a learning environment rich with affections and words exchange. In this exchange, the teacher´s role is preponderant, it´s going to be the mediator. The teacher is going to set the “seed” of the will to learn more, with his wisdom and the creation of pedagogic strategies to motivate the children for the search of knowledge and for respect the next one. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/38221 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Catarina Cruz Torres.pdf | 3,99 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |