Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/38221

TítuloAprender a gostar de poesia: contributos para uma didática do texto poético em contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo
Outro(s) título(s)Learning to enjoy poetry: the contribution for a didactic approach of the poetry text in Primary Scholl
Autor(es)Torres, Ana Catarina Cruz
Orientador(es)Silva, Sara Raquel Reis da
Data2015
Resumo(s)O presente relatório de estágio fundamenta e descreve ambos os projetos de intervenção pedagógica desenvolvidos em contexto de jardim de infância e de 1º Ciclo, no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada. No contexto de jardim de infância, o tema do projeto intitulou-se: “A Poesia ao Som da Música: para um contacto precoce e fruitivo com o texto poético” e teve como referência as Metas/Orientações para a Educação Pré-Escolar, a metodologia de trabalho de projeto e a abordagem High/Scope. No contexto de 1º Ciclo, o projeto incidiu sobre a seguinte temática: “Aprender a gostar de poesia: contributo para uma didática do texto poético em contexto de 1º ciclo” e teve como referência o Programa de Português; Matemática; Estudo do Meio; Expressões Artísticas e Físico Motoras para o Ensino Básico, bem como as Metas Curriculares de Português. Durante as intervenções pedagógicas, ambas centradas na poesia, como sugerimos, observaram-se as motivações das crianças, procurando a criação de oportunidades em que estas ampliassem os seus conhecimentos e o gosto pelo saber, de forma a envolvê-las em aprendizagens ativas. O trabalho realizado com as crianças contribuiu não só para adquirirem, aprofundarem e consolidarem conhecimentos sobre o que é a poesia, mas também para promover o gosto por esse modo literário. Na verdade, tem-se observado que a poesia nas escolas e nos jardins de infância continua a não ser devidamente valorizada, sendo ainda muito frequente esta ser associada unicamente a datas festivas. Nesse sentido, é importante, através de estratégias pedagógicas consistentes, dinâmicas e adequadas aos interesses e ao desenvolvimento das crianças, criar momentos de aprendizagem em que a criança, ao familiarizar-se com uma linguagem repleta de expressividade, de ritmo e de sonoridade, faça com que estimule a sua imaginação, a curiosidade pelo mundo que a rodeia e a procura de si mesmo, num ambiente de aprendizagem rico em troca de afetos e de palavras. Neste intercâmbio, o papel do educador/professor é preponderante, pois é ele que vai ser o mediador. É ele que vai “colocar” a semente da vontade do querer saber cada vez mais, isto é, vai criar estratégias pedagógicas que motivem a criança para a incessante fonte do conhecimento e do respeito pelo outro.
In the present phase report we support and describe both projects of intervention developed in kinder garden and Primary Scholl, this study was carried out in the supervised teaching practice subject. In the Kinder garden context, the project´s focused on “The poetry by the sound of music: for an earlier and profitable approach on the dynamics of poetry text” and had as reference the goals and orientations for Pre-School Education, the working methods and High/ Scope approach. For the 1st Cycle project the theme was: “Learning to enjoy poetry: the contribution for a didactic approach of the poetry text in Primary Scholl” and had as reference the Portuguese, Math’s, Environment’s Study and Arts and Physical Expression programs for Elementary School, as well as the goals for the Portuguese subject program. During the pedagogic interventions, both focused on poetry, we observed the kids motivation and focused on creating opportunities for them to amplify their knowledge as well as their willingness to learn by involving them active learning approaches. The work made with the children contributed not only for them to acquire, improve and consolidate their knowledge about poetry but also to promote their appreciation for this kind of literature. Actually, it has been observed that poetry it is still under valorized in the schools and kinder gardens, it´s frequently associated to festivities, for example, mother´s day. In this sense, it is important to create, truth consistent, dynamic and adequate pedagogic strategies, learning moments as a child by familiarize them with this language full of expressivity, rhythm and sonority, stimulating their imagination and curiosity for the world around them and the search for themselves, in a learning environment rich with affections and words exchange. In this exchange, the teacher´s role is preponderant, it´s going to be the mediator. The teacher is going to set the “seed” of the will to learn more, with his wisdom and the creation of pedagogic strategies to motivate the children for the search of knowledge and for respect the next one.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/38221
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Catarina Cruz Torres.pdf3,99 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID