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TítuloDilemas competitivos da empresa nacional : algumas reflexões
Autor(es)Ribeiro, J. Cadima
Santos, J. Freitas
Data2005
EditoraUniversidade do Minho. Núcleo de Investigação em Políticas Económicas (NIPE)
Relatório da Série N.ºNIPE Working Paper series ;
16
Resumo(s)As empresas nacionais encontram-se numa encruzilhada: por um lado, as pressões competitivas internas têm aumentado com a entrada de concorrentes internacionais; por outro lado, por força da integração europeia e da globalização dos mercados, são desafiadas a prosseguir os caminhos da internacionalização, sendo certo que esta via não é fácil nem está ao alcance de todas. O presente artigo procura perscrutar os caminhos que se oferecem às empresas portuguesas. À luz desse propósito, apresenta-se uma matriz de opções estratégicas ao seu dispor, construída a partir da respectiva dimensão (reduzida/elevada) e da natureza da vantagem competitiva existente (idiossincrática/extrovertida). As trajectórias enunciadas são ilustradas por recurso a um conjunto de casos retirados do panorama empresarial recente.
National firms find themselves in a crossroad. By one side, competitive forces in the domestic market have grown through the increasing presence of external competitors. On the other side, due to European integration and markets globalisation, they are called to follow the path of internationalisation, being well known that this road is neither easy or is available for every firm. In this paper we try to address the issue of the options faced by Portuguese firms. According to that aim, a strategic options framework is shown, taking as organising axis the dimension of the firms (small/large) and the nature of the competitive advantages owned (idiosyncratic/extroverted). These theoretical paths are exemplified using a few case studies taken from the recent national entrepreneurial environment.
Aujourd'hui, les entreprises nationales se trouvent face a une problématique: d'une part, les pressions compétitives ont augmenté due à l'entrée de nouveaux concurrents internationaux; d'autre part, en conséquence de l'intégration européenne et de la globalisation des marchés, elles sont défiées a suivre les chemins de l'internationalisation, étant sure que cette voie n'est pas simple et n'est pas à portée de toutes. Cet article cherche à scruter les possibilités qui sont offertes aux entreprises portugaises. Dans ce but, on présentera un cadre d'options stratégiques qui sont en leur pouvoir, qui est élaboré à partir de leur dimension (réduite/élevée) et de la nature de leur avantage compétitive existante (idiosyncrasique/extrovertie). Les trajectoires énoncées sont illustrées à l'aide d'un ensemble de cas tirés du panorama portugais récent.
TipoDocumento de trabalho
URIhttps://hdl.handle.net/1822/3816
AcessoAcesso aberto
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