Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/38159

TitleOs processos criativos na aprendizagem da técnica do violoncelo no ensino vocacional de música
Author(s)Esteves, Adriana Amélia Pombal Dantas
Advisor(s)Martingo, Ângelo Miguel Quaresma Gomes
Mikus, Jaroslav
KeywordsProcesso criativo
Estratégias criativas
Ensino de música
Conteúdos técnicos
Violoncelo
Creative process
Creative strategies
Music teaching
Technical contents
Cello
Issue date2015
Abstract(s)O presente Relatório de Estágio, elaborado no âmbito da unidade curricular Estágio Profissional, reporta ao Projeto de Intervenção Pedagógica implementado no ano letivo de 2013/2014 no Conservatório de Música de Barcelos, nos Grupos de Recrutamento M25-Violoncelo e M32-Conjuntos Vocais e/ou Instrumentais; Orquestra; Música de Câmara; Coro; Classe de Conjunto, com a participação de três alunos do 4º grau em Regime Articulado. A Intervenção teve como objeto a implementação de estratégias criativas no ensino/aprendizagem da técnica do violoncelo, nomeadamente, escalas e estudos, procurando desse modo melhorar a motivação e desempenho nesse domínio. Nesse contexto, foram implementadas 9 atividades lúdicas e criativas, a saber: O que é uma escala?, Professor, dá licença?, Escala Partilhada, Canon, Eu controlo o meu arco, O sentido auditivo, transposição, Jogo de cartas- Triângulo de Escalas, Improvisação Rítmica, e Hoje sou o teu professor. A Intervenção foi avaliada através da aplicação de questionários, pré- e pós-intervenção, uma entrevista, gravações vídeo e reflexões das aulas dadas, tendo-se constatado nos alunos um aumento significativo da motivação para a prática dos conteúdos técnicos, um melhor desenvolvimento técnico-musical, e consequentemente, melhores resultados nas suas performances em sala de aula e em momentos de avaliação.
The present internship report, prepared as part of a Professional training course unit, reports to the Pedagogical Educational Plan, implemented in the 2013/2014 academic year at the Conservatório de Música de Barcelos, in the M25- Cello and M32- Voice and Instrumental sets; Orchestra; Chamber Music; Choir; Classification of group, with the participation of three students attending the forth degree in the articulated system of student attendance. The intervention aimed to implement creative strategies in the teaching/learning of cello technique, namely musical scales and etudes, seeking a way to improve motivation and performance in that domain. In this context, nine recreational activities were implemented, namely: What is a musical scale?, Teacher, May I?, Shared scale, Cannon, I control my bow, The auditory sense and the concept of transposition, Cards Game- Scale Triangle, Rhythmic improvisation, Today I am your teacher. This intervention was validated through the application of questionnaires, pre and post intervention, an interview, pre-intervention, as well as video recordings and reflections about all the lessons given, and it was found a significant increasing motivation in the practice of technical contents, thus obtaining a better technical-musical development and, consequently, reaching better results in their performances in the classroom and in the moments of evaluation.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttp://hdl.handle.net/1822/38159
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório Adriana Dantas.pdf
  Restricted access
2,71 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID