Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/38146

TitleA aplicabilidade pedagógica do canto no ensino do violoncelo
Other titlesThe pedagogical applicability of singing in cello teaching
Author(s)Carriço, André Nogueira
Advisor(s)Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro
KeywordsEnsino de música
Violoncelo
Canto
Instrumento
Competências
Pedagogia
Music teaching
Cello
Singing
Skills
Pedagogy
Issue date2015
Abstract(s)O presente Relatório final de Estágio tem como tema A aplicabilidade pedagógica do canto no ensino do violoncelo. O objetivo desta intervenção foi averiguar qual o potencial pedagógico do canto quando aplicado nas aulas de violoncelo, através da implementação de várias estratégias compiladas após uma pesquisa detalhada sobre a literatura relacionada com o tema. A utilização frequente deste recurso é vista de uma forma positiva pela maioria dos autores citados, uma vez que é potenciadora da aquisição e desenvolvimento de várias competências necessárias a um instrumentista, tais como, a facilidade de leitura à primeira vista, a capacidade de perceção e leitura musical, expressividade, fraseio e articulação, a afinação, memória, organização mental, entre outros. Esta investigação consistiu num estudo de caso múltiplo, realizado com um total de cinco alunos de duas instituições distintas, ARTAVE e CCM, tendo dois dos alunos trabalhado em contexto de aula individual três em contexto de aula de grupo. Os instrumentos de recolha de dados consistiram em questionários e registos de observação dos momentos de intervenção. Os resultados deste estudo foram francamente positivos. Ao analisarmos os dados recolhidos torna-se evidente a evolução dos alunos, nomeadamente no que diz respeito às competências que se procurou desenvolver através das estratégias implementadas.
This internship final report is correlated to an Educational Intervention Project in partial fulfillment of the requirements for the Masters in Music Teaching - Cello. The theme that was chosen for this intervention is The pedagogical applicability of singing in Cello teaching. The primary objective of this intervention was to ascertain the pedagogical potential of singing when applied in Cello lessons, through the implementation of various strategies and exercises compiled after a careful research on the literature related to this matter. The frequent utilization of this resource is seen as very beneficial by many of the cited authors, since it has the ability to potentiate the acquisition and development of many skills that are needed by instrumentalist, such as, sight-reading, expressiveness, articulation, intonation, memorization, mental organization, amongst others. Therefore, this resource must be implemented since the beginning of instrumental learning, since it is more efficient as it is bigger the interval of time in which this resource is utilized. This investigation consisted in a multiple case study carried out at two different institutions, ARTAVE and CCM, and focused a total of five students of which two attended individual Cello classes and the other three attended group Cello classes. The results were sincerely positive. The analysis of the data that was collected shows the student´s performing skills evolution through the application of a set of strategies correlated to this study theme.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttp://hdl.handle.net/1822/38146
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório de Estágio André Carriço.pdf526,34 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID