Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/38135

TitleDa comunidade e das famílias aos espaços de jogo na sala
Other titlesGoing from the community and families, to the play-based learning environments
Author(s)Pereira, Diana Filipa da Cruz
Advisor(s)Vieira, Fátima
KeywordsEducação de infância
Aprendizagem
Famílias
Comunidade
Education of childhood
Learning
Families
Community
Issue date2015
Abstract(s)O presente relatório enquadra-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionado do Mestrado em Educação Pré-Escolar, nos contextos de Creche e Pré-Escolar. O projeto de intervenção denominado: “Da Comunidade e das Famílias aos “Espaços” de Jogo na Sala” surgiu da necessidade de aproximar a comunidade à vivência das crianças no centro de estágio e de assumir esta aproximação como uma mais-valia para aprendizagem das crianças Assim, a intervenção realizada visou levar as crianças a conhecer a comunidade envolvente, a ampliar o leque de experiências e de conhecimentos e melhorar o espaço de aprendizagem envolvendo as famílias e outros recursos da comunidade. As estratégias de intervenção estiveram centradas nas saídas e visitas ao exterior e na dinamização de actividades que envolveram a comunidade e as famílias das crianças no enriquecimento da sua experiência educativa. O trajeto percorrido revelou-se positivo para as crianças, para os educadores e para o contexto de estágio pondo em evidência a importância de assumir a ligação à comunidade envolvente e às famílias como estratégia para promover os interesses e as aprendizagens das crianças, favorecer o seu sentido de pertença e legitimar o valor da participação de vários atores na sua educação.
The present report fits in the framework of the Practice of Teaching Supervised the Master in Pre- School Education, in contexts of Nursery and Pre-School. The intervention project is intituled: "Going from the Community and Families, to the play-based learning environments", came from the need of involving the community into the experiences of children in the centre of stage, and to take this approach as an added value for the educational process of children. As so, the intervention carried out aimed at taking the children to know the surrounding community, to broaden the range of experience and knowledge and improve the learning space involving families and other community resources. The intervention strategies were focused on outputs and visits abroad and in fostering activities involving the community and the families of children in order to enrich their educational experience. The pathway taken was positive for the children, for educators and for the stage of context highlighting the importance of the connection to the local community and to the families, as a strategy to promote the interests and the learning process of children, promote their sense of belonging and legitimise the value of participation of various actors in their education.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttp://hdl.handle.net/1822/38135
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

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