Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/38130

TitleSegurança na Internet: uma aprendizagem para o presente
Other titlesInternet Security: one learning to the present
Author(s)Ferreira, Tânia Margarida Marques
Advisor(s)Osório, António José
Issue date2014
Abstract(s)A segurança na Internet constitui-se atualmente como um tópico de amplo debate. Por um lado pretende-se que crianças e jovens utilizem os recursos disponibilizados na Internet como oportunidades, por outro lado colocam-se as questões: “A que perigos se expõem? Como navegam? Fazem-no de forma segura e responsável?”. Tendo como ponto de partida os objetivos: 1) Compreender a forma como os alunos encaram a segurança na Internet; 2) Incentivar os alunos a debater a problemática da segurança na Internet; e 3) Fomentar o enraizamento de comportamentos responsáveis na utilização da Internet; este relatório apresenta um estudo sobre a referida problemática. O estudo foi implementado numa turma de 22 alunos, do 8º ano do ensino básico, na disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação. Decorreu ao longo de 8 aulas de 45 minutos, complementado por um seminário sobre o assunto. Ao longo deste estudo interventivo, tratou-se a problemática com recurso ao trabalho por projetos, tendo os alunos, enquanto turma, produzido um site na Internet sobre “Segurança na Internet”. Neste relatório são descritas as diferentes fases que constituíram o projeto interventivo. A fase de desenho, na qual se procedeu à caraterização do contexto, definição dos objetivos e planificação das diferentes atividades. Na fase de implementação, são descritas as estratégias e atividades desenvolvidas. Por fim, na fase de avaliação, procedeu-se à análise do trabalho desenvolvido pelos alunos e realizou-se um balanço das atividades extracurriculares realizadas. Ainda nesta fase procedeu-se à realização de um balanço final sobre toda a intervenção, tendo por base o levantamento de dados efetuado no decorrer da mesma, nomeadamente, um questionário final que permitiu recolher as opiniões dos alunos sobre a totalidade da intervenção. A avaliação realizada, as opiniões recolhidas e as perceções registadas no decorrer da intervenção permitiram perceber os hábitos de utilização da Internet dos alunos e a forma como a segurança é tratada pelos mesmos. Feito um cruzamento da informação recolhida com dados de estudos a nível nacional e europeu, conclui-se que os resultados obtidos se enquadram na mesma linha de pensamento. Salienta-se, ainda, que se considera que a intervenção surtiu o efeito de sensibilização desejado, já que estes no questionário final afirmaram que após este projeto teriam mais atenção aos perigos a que se expõem e à forma como navegam na Internet.
Nowadays Internet security is a theme of broad debate. On one hand we want youngsters and children to use the available resources on Internet as opportunities, but on the other hand we must ask ourselves some questions: “To what dangers are they exposed to? How do they navigate? Do they do it in a secure and responsible way?”. Based on the objectives: 1) To understand the way students face Internet security; 2) To encourage students to debate the problematic of Internet security; and 3) To promote the taking of roots of responsible behaviour when they use the Internet; this report presents a study of the already mentioned problems. This study was developed in a class of 22 students of the 8th degree of the basic learning, in the subject of Information Technologies and Communication. It took 8 lessons of 45 minutes and was complemented by a seminary about the subject. During this intervention study the problems were dealt having the project work as a resource and the students as a class produced a site on the Internet about “Internet Security”. In this report are described the different phases of this intervenient project. The drawing phase, where were done the characterisation of the context, definition of objectives and plans of the different activities. In the phase of implementation the strategies and the developed activities are described. Finally, in the evaluation phase, there was an analysis of the work done by the students and a balance of extracurricular activities was made. Still in this phase, there was a final evaluation of the whole intervention having as a basis all the information taken during it, namely a final inquiry which allowed me to get the students’ opinions about the whole intervention. The evaluation done, the gathered opinions and the perceptions registered during the intervention made possible the understanding of the habits of the students when they use the Internet and the way as security is viewed by them. After analysing national and European studies, I came to the conclusion that the results obtained by my study may be put in the same frame of thought. It must also be stressed that it was considered that the intervention done had the aimed effect of sensitization. As a matter of fact, in the final questionnaire the students said that after this project they would pay much more attention to the dangers they are exposed to when they navigate on the Internet.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática
URIhttp://hdl.handle.net/1822/38130
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

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