Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/38108
Título: | Aprendizagem baseada na resolução de problemas: uma experiência pedagógica com alunos de um Curso de Especialização Tecnológica |
Outro(s) título(s): | Learning with problem solving: an educational experience with students of a Technological Specialization Course |
Autor(es): | Silva, Alda Maria Araújo Ferreira |
Orientador(es): | Osório, António José |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | Este relatório pretende descrever o estágio de Alda Maria Araújo Ferreira Silva, subordinado
ao tema Aprendizagem baseada na resolução de problemas: uma experiência pedagógica com
alunos de um Curso de Especialização Tecnológica, trabalho este desenvolvido no âmbito da
Unidade Curricular, Estágio, do 2º ano do Mestrado Ensino Informática.
Este estágio visou concretizar a componente de intervenção educativa e investigativa do
curso, através do desenvolvimento de um Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada em
contexto profissional.
A disciplina objeto da minha intervenção no âmbito do estágio foi a disciplina de Base de
Dados (BD) de um Curso de Especialização Tecnológica (CET) em aplicações Informáticas de
Gestão, na Escola Secundária da Boa Nova, em Leça da Palmeira – Matosinhos.
Os objetivos da minha intervenção foram: utilizar técnicas de criação de estruturas de BD;
utilizar a linguagem de programação Structured Query Language (SQL), ao nível da manipulação de
dados (DML), e ao nível da definição de dados (DDL). Para que esta aprendizagem fosse
significativa para os alunos, surgiu a ideia de os envolver num projeto real, que consistiu na
elaboração de uma página para integrar o site da Escola, a fim de que a comunidade pudesse
consultar os horários dos alunos online.
A metodologia adotada foi a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas, tendo sido
produzidos diversos materiais de apoio e definidas estratégias, como, Thinking-Aloud Pair Problem
solving.
A fim de aferir os conhecimentos desenvolvidos pelos alunos, foram utilizados diversos
instrumentos de avaliação, desde testes de avaliação, passando por questionários de satisfação até
diários de bordo, também como estratégia de reflexão.
Findo o estágio, é o momento de avaliar e refletir sobre todo o trabalho desenvolvido. Na
verdade, considero que foi uma experiência muito profícua e gratificante, na medida em que me
possibilitou desenvolver competências investigativas, reflexivas e colaborativas, por forma a adequar
a minha prática letiva às necessidades dos alunos, melhorando, assim, as condições de
aprendizagem dos discentes, e consequentemente, a minha atuação enquanto docente. This report aims to describe Alda Maria Araújo Ferreira Silva’s training developed within the 2nd year’s Master Education Computers training and under the theme, “Learning with problem solving: an educational experience with students of a Technological Specialization Course”. This training aimed to implement the educational component of the intervention and investigative of the course, through the development of a Supervised Pedagogical Intervention Project in a professional context. The Database (DB) of a technological specialization courses (CET) in Computer Management applications, of the Boa Nova High School in Leça da Palmeira – Matosinhos, was the subject under study in my training. The targets of this training were: the usage of techniques of creating structures of DB; usage of the programming language Structured Query Language (SQL), within the level of data manipulation (DML), and within the level of data definition (DDL). With the intention of this learning being meaningful to the students a real project of developing a page to integrate the site of the school, so that the community could see the schedules of students appeared online, was engaged. The adopted methodology was based on Learning with Problem Solving, producing various support materials and defining strategies such as, Thinking Aloud Pair Problem-solving. In order to assess the knowledge developed by the students and also as a reflection strategy, several assessment instruments were used, from assessment tests, until satisfaction questionnaires to logbooks. With the end of the training, it is now the time to evaluate and reflect on all the work done. I think that it was a very fruitful and rewarding experience, it allowed me to develop investigative, reflective and collaborative skills in order to tailor my teaching practice towards student’s needs, improving the learning conditions of the students, and hence my performance as a teacher. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/38108 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Alda Maria Araújo Ferreira Silva.pdf Acesso restrito! | 4,6 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |