Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/38072

TitleLa didáctica de la competencia oral del español como L2 y LE a través de las artes hispanas de los siglos XX-XXI
Author(s)Lodeiros, Paula Miranda
Advisor(s)Pazos Justo, Carlos
Issue date2015
Abstract(s)El presente proyecto de investigación-acción sobre la enseñanza de la competencia oral del español como segunda lengua o lengua extranjera, a través de las artes hispanas de los siglos XX-XXI, es el resultado del trabajo final de las prácticas del Máster en Español como Segunda Lengua (L2) y Lengua Extranjera (LE), de la UMinho, cuya aplicación se ha desarrollado en Queen Mary University of London. Este trabajo constituye una reflexión sobre el proceso de la didáctica oral del español desde la perspectiva integradora de conocimientos lingüísticos y culturales, como dos realidades indisociables. De acuerdo con el periodo actual, se han tenido en consideración las nuevas teorías postcomunicativas de enseñanza y aprendizaje y el uso de los recursos audiovisuales. Así, el empleo de la imagen ha servido como un input motivador, innovador e introductor de referentes culturales para potenciar el desarrollo de la competencia y actuación oral de los aprendices.
O presente projeto de investigação-ação sobre o ensino da competência oral do espanhol como segunda língua ou língua estrangeira, através das artes hispanas dos séculos XX-XXI, é o resultado do trabalho final das práticas do Mestrado em Espanhol Língua Segunda e Língua Estrangeira da UMinho, cuja aplicação se desenvolveu na Queen Mary University of London. Este trabalho constitui uma reflexão sobre o processo da didática oral do espanhol, da perspetiva integradora de conhecimentos linguísticos e culturais, como duas realidades indissociáveis. De acordo com o período atual, tiveram-se em consideração as novas teorias pós-comunicativas de ensino e aprendizagem e o uso dos recursos audiovisuais. Foi assim que o emprego da imagem serviu como um input motivador, inovador e introdutor de referentes culturais para potenciar o desenvolvimento da competência e atuação oral dos aprendizes.
The present action-research project on the teaching of the oral competence of Spanish as a Second/Foreign Language through the Spanish speaking arts of the 20th and 21st centuries is the result of a final placement project for the UMinho Máster en Español como Segunda Lengua (L2) y Lengua Extranjera (LE) and its application was developed during a stay in Queen Mary University of London. The work reflects on the process of the oral teaching of Spanish from a perspective of integration of linguistic and cultural knowledge as two inseparable realities. In accordance with current trends, new post-communicative theories of language teaching and learning have been taken into account as well as the use of audio-visual resources. Thus, the use of image has played a role as motivating and innovative input and as a way to introduce cultural references in order to support the development of the learners’ oral competence and action.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Espanhol Língua Estrangeira Língua Segunda
URIhttp://hdl.handle.net/1822/38072
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_Paula Miranda Lodeiros_2015.pdf
  Restricted access
563,96 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy!

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID