Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/38053

TitleCriação de Sites para o utilizador comum
Other titlesCreation of Web sites for the common user
Author(s)Loureiro, Andreia Filipa Silva
Advisor(s)Osório, António José
Issue date2014
Abstract(s)No presente relatório descreve-se a experiência de prática de ensino supervisionada, no âmbito da unidade curricular Estágio, do Mestrado em Ensino de Informática da Universidade do Minho. A intervenção ocorreu na Escola Secundária Dr. José Afonso, no Seixal, numa turma de 10º Ano com 18 alunos, 16 rapazes e 2 raparigas, sendo a média de idades da turma, 16 anos, do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva. A observação e prática foram realizadas na disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), no módulo, Criação de Páginas Web. Tendo em conta as finalidades da disciplina de TIC, que se pretende que se promova a autonomia, a criatividade, a responsabilidade, bem como a capacidade para trabalhar em equipa, entre outras, optou-se por seguir a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como metodologia de ensino, atendendo às suas potencialidades mencionadas na literatura sobre a mesma, no desenvolvimento dessas competências. Consequentemente enunciou-se um problema orientador desta intervenção: “Qual a contribuição da ABP na promoção da autonomia, da participação e desempenho dos alunos?” Na elaboração do projeto, foram traçados quatro objetivos de investigação: 1) Conhecer a ferramenta WIX, potencialidades e suas funcionalidades; 2) Analisar a interação dos alunos com a ferramenta WIX; 3) Explorar de que forma a WIX pode potenciar o trabalho em grupo; 4) Verificar o contributo da WIX para o aumento do nível de motivação dos alunos, tendo sempre presente os objetivos gerais previstos no programa de TIC (DGVF, 2006, p. 6): identificar a importância do planeamento de um Web site; criar e manter um Web site. Os resultados alcançados no estudo apontam para a ABP como metodologia ajustada aos alunos, contribuindo para o desenvolvimento das competências necessárias para o seu presente e para o seu futuro. Neste relatório são descritas as várias fases que constituíram o projeto interventivo. A fase de desenho, na qual se procedeu à caraterização do contexto, definição dos objetivos e planificação das atividades. Na fase de implementação, são descritas as estratégias e atividades desenvolvidas. Por fim, na fase de avaliação, procedeu-se à análise do trabalho desenvolvido pelos alunos e ainda se procedeu aplicação de um questionário em que se procurou compreender as perceções e opiniões dos alunos sobre a totalidade da intervenção.
This report describes the experience of supervised teaching in the curricular unit Internship, in the Masters about ICT Teaching, at Minho University. The intervention took place at the Secondary School Dr. José Afonso, in Seixal, in a 10th form class of the Professional Course for Sports Management Technician with 18 students, 16 boys and 2 girls, the average age being 16 years old. Both the observation and the practice were carried on in the subject Information and Communication Technologies (ICT), in the course module Webpage Creation. Bearing in mind the objectives of the ICT subject, and aiming for the promotion of autonomy, creativity, responsibility, as well as the ability for group work, among others, it was decided that the teaching methodology to adopt would be Problem Based Learning (PBL), since all the literature about it shows great potential for the development of these competencies. Consequently, a question was formulated which became the main issue of this study: “What is the contribution of PBL in the promotion of autonomy, participation and performance of the students?” In the elaboration of this project, we set four investigation objectives: 1) To know the tool WIX, its potentials and functions; 2) To analyze the students interaction with the WIX tool; 3) To explore in what way WIX can improve group work; 4) To verify the contribution of WIX to the increase of the student motivation level, keeping in mind the general objectives in the ICT program (DGVF, 2006, p. 6): To identify the importance of planning a Web site; To create and maintain a Web site. The results of the study indicate PBL as the right methodology for the students, contributing for the development of the necessary competencies not only for their present but also for their future. In this report the several stages that constituted the project are described: The drawing stage, in which the context was characterized, the objectives were defined and the activities were planned; in the implementation stage, the strategies and activities that were developed; in the end, in the evaluation stage, the analysis of the work developed by the students. There was also a questionnaire that was taken by the students to find out what their perceptions and opinions about the whole intervention were.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática
URIhttp://hdl.handle.net/1822/38053
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Andreia Filipa Silva Loureiro.pdf
  Restricted access
3,45 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID