Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/38036

TítuloA utilização do Scratch como estratégia de ensino e aprendizagem da programação: uma experiência no âmbito do ensino profissional
Outro(s) título(s)Using Scratch as learning and teaching of programming strategy: an experience within the vocational education
Autor(es)Lomba, Cristina Alice
Orientador(es)Moderno, Maria Cláudia Simões
Data2014
Resumo(s)O presente relatório reflete o trabalho realizado na prática de ensino supervisionada, no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Informática da Universidade do Minho. A Intervenção decorreu no Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, de Oliveira de Azeméis, numa turma do primeiro ano do curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (TGPSI), na disciplina de Programação e Sistemas de Informação (PSI), abrangendo os módulos 4 – Estruturas de Dados Estáticas e 5 - Estruturas de Dados Compostas. O tema refere-se à utilização do ambiente gráfico de programação Scratch como abordagem alternativa ao processo de ensino-aprendizagem da programação. Sendo o Scratch um ambiente gráfico de programação, de fácil utilização e atrativo, pretendeu-se, através das suas potencialidades, levar os alunos a aprender de forma lúdica os conceitos da programação e colmatar as principais dificuldades da aprendizagem de programação. O objetivo principal deste projeto de intervenção foi investigar o impacto desta estratégia nos alunos referidos e seguindo uma metodologia de investigação ação, responder às seguintes questões: 1) A utilização de um ambiente gráfico facilitou a compreensão dos conceitos da programação? As estratégias utilizadas permitiram combater dificuldades de aprendizagem da programação na turma? 2) Qual o contributo da metodologia WebQuest, na realização de atividades com o Scratch? 3) De que forma a utilização do Scratch, contemplando uma visão game-based learning, contribuiu para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos? O trabalho realizado foi um trabalho de grande exigência, uma vez que, para responder às situações que foram surgindo, implicou a construção e adaptação contínua de instrumentos e estratégias ao longo de todo o processo de ensino-aprendizagem. No entanto, conseguiu-se com este estudo verificar que a utilização do Scratch como estratégia de ensino e aprendizagem da programação permite uma introdução à programação de forma acessível e apelativa e os resultados obtidos revelam que os alunos desenvolveram competências como sejam a resolução de problemas, o raciocínio lógico e, sobretudo, o gosto pela programação.
This report reflects the work done on the supervised teaching practice regarding the Estágio Profissional of Mestrado em Ensino de Informática at the Universidade do Minho. The intervention took place in the Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, of Oliveira de Azeméis, in a class of the first year of the course Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (TGPSI), in the discipline of Programação e Sistemas de Informação (PSI), covering module 4 - Estruturas de Dados Estáticas, and module 5 - Estruturas de Dados Compostas. The theme refers to the use of graphical programming environment Scratch as an alternative to the teaching-learning process of programming. Scratch is a attractive graphical programming environment, easy to use and through its potential, intended to lead students to learn in a playful manner the concepts of programming and to address the main difficulties in learning programming. The main objective of this intervention project was to investigate the impact of this strategy on students and, following a methodology of action-research, to answer the following questions: 1) The use of a graphical environment facilitated the understanding of programming concepts? The strategies used enabled to combat learning difficulties in programming? 2) What is the contribution of the methodology WebQuest, in carrying out activities with Scratch? 3) How does the use of Scratch, contemplating a vision game-based learning, contributes to the teachinglearning process? The work done was demanding since, in order to respond to situations that arose, it was needed the construction of instruments and strategies throughout the teaching-learning process. However, with this study we were able to verify that the use of Scratch as a teaching-learning strategy in programming, allows an accessible and appealing way to introduce students to programming, developing skills such as problem solving, logical reasoning, and above all, a love for programming.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática
URIhttps://hdl.handle.net/1822/38036
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório_Final.pdf
Acesso restrito!
36,51 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID