Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/38032

TitleAdequação dos materiais educativos aos estilos de aprendizagem dos alunos de cursos profissionais de informática
Other titlesAdaptation of educational materials to learning styles of students of professional computing courses
Author(s)Ferreira, Alberto Manuel
Advisor(s)Valente, Luís
KeywordsVARK-Learn
Canais sensoriais
Estilos de aprendizagem
Materiais educativos
Sensory channels
Learning styles
Educational materials
Issue date2014
Abstract(s)Na era em que a informática domina quase todo o processo de ensino e aprendizagem que se consubstancia na obtenção de conhecimentos por parte dos aprendentes, teve este estudo o intuito de utilizar materiais que facilitam a apreensão de conhecimentos e de encontrar um ser humano recetivo a essas aprendizagens. Para facilitar a aprendizagem por parte dos alunos, este trabalho foi orientado para que fossem estudados os estilos de aprendizagem de cada aluno, podendo assim adequar os materiais educativos ao estilo de aprendizagem de cada um. Para determinar os estilos de aprendizagem de cada aluno, foi utilizado o questionário disponibilizado pelo sistema VARK-Learn. VARK é o acrónimo inglês do inventário dos canais sensoriais preferidos para aprendizagem dos alunos: Visual, Aural, Read/Write e Kinesthetic, proposto por Fleming e Mills (1992), e que podemos traduzir como Visual, Auditivo, Lido/Escrito e Cinestésico. Os materiais didáticos foram integrados com estratégias previamente selecionadas e diversificadas, para que os alunos concretizassem com sucesso as aprendizagens. Foram construídos materiais educativos, de acordo com os estilos de aprendizagem dos alunos, recorrendo a uma diversificação de materiais, para promover a sua utilização dentro e fora do contexto de sala de aula. Os resultados do estudo demonstram que a promoção da aprendizagem pode ser mais efetiva, conhecendo previamente os estilos de aprendizagem individuais e adequando os materiais educativos aos estilos de aprendizagem dos alunos, constituindo uma boa prática no ensino de informática nos cursos profissionais.
The era in which IT dominates almost the entire process of teaching and learning, which consists in obtaining knowledge by the learners, this study had the purpose of using materials which facilitate the acquisition of knowledge and met a human being open to these learning techniques. To make it easy for the students to learn, this study was adapted so that learning styles of each student were taken into account and so that I could adapt the educational materials according to the learning style of each and every one of them. In order to determine what were the learning styles of each student, it was used a questionnaire provided by the VARK-Learn system. VARK stands for Visual, Aural, Read/Write, and Kinesthetic, which in full regards the preferred sensory channels for the students to learn, Fleming and Mills (1992). The didactic materials were integrated along with previously selected and varied strategies so that students achieve successfully the learning. Educational materials were built according to the learning styles of the students using a diversity of materials in order to promote its using inside and outside of classroom. The study’s result shows that learning promotion could be more effective by previously knowing what individual learning styles and adapting the learning materials to the learning styles of the students, creating a good practice and conduct in the teaching of computing and IT in professional courses.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática
URIhttps://hdl.handle.net/1822/38032
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alberto Manuel Ferreira.pdf2,4 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID