Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/38026
Título: | Perceção dos alunos face à disciplina de Educação Física: estudo exploratório com alunos do 10º e 12º ano do ensino regular |
Outro(s) título(s): | Perception of students to the discipline of Physical Education: exploratory study with students of 10th and 12th grade regular education |
Autor(es): | Ventura, Tiago |
Orientador(es): | Saraiva, Linda Sá, César Augusto |
Palavras-chave: | Perceção Educação física Ensino secundário Perception Physical education Secondary school |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | O presente relatório surge no âmbito do estágio pedagógico, inserido no mestrado de
Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários da Universidade do Minho.
Na primeira parte deste relatório é contextualizada a Prática de Ensino Supervisionada,
seguindo-se a descrição de todo o planeamento, organização, gestão e avaliação do processo
ensino-aprendizagem, bem como a relação com a comunidade. Por último, é apresentado um
estudo de natureza quantitativa que visou analisar e comparar a perceção dos alunos do 10º e 12º
ano do ensino regular face à disciplina de Educação Física, assim como a importância que lhe é
atribuída. Para o efeito, 292 alunos (120 rapazes e 172 raparigas), com idades compreendida entre
os quinze e dezanove anos foram recrutados de oito turmas do 10º ano (184 alunos) e quatro
turmas do 12º ano (108 alunos).
Na recolha de dados foi aplicado um inquérito por questionário adaptado de Tannehill,
Romar, O´Sullivan, England & Rosenberg (1994), traduzido e adaptado por Brandão (2002).
Os resultados do estudo permitem concluir que existem algumas diferenças na perceção
dos alunos face à disciplina de Educação Física entre os dois anos de escolaridade. O 12º ano
demonstrou maior apreço pela Educação Física (p=.029), atribuiu-lhe maior importância na sua
formação a nível Secundário (p=.048) e nos objetivos da disciplina conferiu-lhe maior importância
no parâmetro ensinar-me os princípios de ética e espírito desportivo (p=.002) que o 10º ano.
Relativamente aos contributos da Educação Física, apurou-se diferenças estatisticamente
significativamente no parâmetro ensinar-me outras atividades de ar livre e de fitness (p <.001),
sendo que neste ponto o 10º ano conferiu-lhe mais importância que o 12º ano. This report is inserted under the Minho university Masters of teaching of Physical Education to the elementary school and secondary education. The first part of this report contextualizes the Supervised Teaching Practice followed by the description of the whole planning, management and evaluation of the teaching-learning process as well as the relationship with the community. Finally, a quantitative study that aimed to examine and compare the perceptions of the discipline of Physical Education by students in 10th and 12th grade and the importance assigned to it. For this purpose 292 students (120 boys and 172 girls), aged between fifteen and nineteen years were recruited from eight classes in the 10th grade (184 students) and four classes in the 12th grade (108 students). For data collection we used the questionnaire survey adapted from Tannehill, Romar, O´Sullivan, England & Rosenberg (1994), translated and adapted by Brandão (2002). The results show significant differences on students’ perceptions about Physical Education. The 12th grade showed greater appreciation for physical education (p = .029), and consider this discipline of greater importance in their Secondary formation (p = .048). In respect to the objectives of the discipline, 12th grade also gave it greatest importance in the parameter "teach me the principles of ethics and sportsmanship" (p =. 002) compared to 10th grade. In respect the contributions of physical education, the results show significant differences between 10th and 12th grade in the parameter "teach me other outdoor and fitness activities" (p <.001). |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/38026 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório Tiago Ventura.pdf | 2,01 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |