Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/37967

TitleIniciação ao estudo de textos de divulgação científica por alunos do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico
Other titlesInitiation to the study of texts of scientific dissemination by students of 1st and 2nd grade
Author(s)Ribeiro, Tânia Isabel Gonçalves
Advisor(s)Ramos, Rui Lima
Issue date2014
Abstract(s)O presente relatório apresenta o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, que teve como objetivo entender a forma como os alunos do 1.º e do 2.º ciclo do Ensino Básico iniciam o estudo de textos de divulgação científica. A necessidade de dar a compreender novos conhecimentos, novos discursos e novas formas de nos relacionarmos com a ciência e a tecnologia é cada vez maior com o crescente processo de desenvolvimento científico e tecnológico e a sua massificação. Neste sentido, foram propostas algumas atividades para os alunos de uma turma do 3.º ano, constituída por vinte e quatro alunos, e de uma turma do 6.º ano, constituída por vinte alunos, com vista a atingir as seguintes metas: permitir o contacto com os textos de divulgação científica, desenvolver práticas de alfabetização científica, promover a identificação das caraterísticas centrais deste género textual, desenvolver competências para a produção de textos de divulgação científica e refletir sobre as estratégias implementadas e as experiências vivenciadas. A metodologia adotada para este projeto foi a de investigação-ação e os dados foram recolhidos a partir das observações das aulas, dos trabalhos realizados pelos alunos, das fotografias e do diário reflexivo. Com a conclusão deste projeto podemos considerar que existiu o desenvolvimento de competências e saberes dos participantes, que demonstraram uma capacidade de compreender, utilizar e produzir textos de divulgação científica.
The present report presents the work developed in Supervised Teaching Practise, which has the gold to understand the way that the students (of 1st and 2nd grade) initiate the study of texts of scientific dissemination. The need to understand new knowledges, new speeches and new ways to relate with science and technology is growing due to process of technological and scientific development massification. In that way, propositions has been made to the students of a third class, constituted by twenty four students and another one, of sixth grade, constituted by twenty students, with this goals: Allow the contact with the texts of scientific dissemination, develop ways with scientific literacy, promote the identification of the main characteristics by this textual genre, develop skills to made the production of texts of scientific dissemination and reflect about the implemented strategies and living experiences. The methodology used in this project was investigation and the data has been collected by class observation, the work made by students, photos and reflexive diary. With the project conclusion we can consider that developing skills and knowledge from participants increased which demonstrate an ability to understand, use and produce texts of scientific dissemination.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º ciclo do Ensino Básico
URIhttp://hdl.handle.net/1822/37967
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tânia Isabel Gonçalves Ribeiro.pdf4,61 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID