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TítuloO potencial pedagógico da improvisação (Jazz) no processo ensino - aprendizagem da trompete
Autor(es)Martinho, Carlos Filipe Neivas Gonçalves
Orientador(es)Pacheco, António
Palavras-chaveImprovisação
Jazz
Potencial pedagógico
Trompete
Ensino de música
Pedagogia instrumental
Criatividade
Improvisation
Pedagogic potential
Trumpet
Music teaching
Instrumental pedagogy
Creativity
Data2014
Resumo(s)As práticas pedagógicas no ensino vocacional, assentes na tradição e nos programas escolares, tem revelado lacunas no processo ensino/aprendizagem dos alunos, em grande parte relacionadas com o conceito de audiação e com a compreensão da música num sentido global, mas também relacionadas com a exclusão de diferentes estilos musicais e de práticas que desenvolvam a criatividade. Neste sentido, a inclusão de práticas de improvisação Jazz na sala de aula apresenta-se como uma possível solução para esta problemática, procurando desenvolver competências auditivas e de compreensão musical nos alunos, assim como a inclusão de um estilo musical diferente, assente no uso da criatividade. Este Relatório de Estágio descreve o Estágio Profissional realizado no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, com alunos do ensino vocacional de música, que teve como principal objectivo a averiguação do potencial pedagógico da Improvisação Jazz no processo ensino/aprendizagem da trompete. Depois de uma primeira fase de observação em que se identificaram as principais dificuldades dos alunos, relacionadas com as lacunas da pedagogia tradicional, foram em seguida elaboradas e planificadas as aulas da Prática de Ensino Supervisionada, recorrendo a repertório específico e a um conjunto de técnicas de improvisação sugeridas por vários autores especializados na área. A segunda fase consistiu na aplicação de técnicas de improvisação em contexto de aula, com acompanhamento de piano e de play-along. A terceira fase consistiu na realização de uma audição pública, em que os alunos participaram com dois temas cada um, terminando com uma entrevista ao professor orientador cooperante e aos alunos envolvidos. Os instrumentos de recolha de dados consistiram em entrevistas e grelhas de observação participantes e não participantes, e a metodologia de investigação aproximou-se de uma investigação-ação. Os resultados finais foram bastante positivos, na medida em que se verificou uma melhoria significativa na capacidade de audiar e de compreender a música por parte dos alunos, assim como um aumento da motivação para o estudo do instrumento, um desenvolvimento da criatividade, e uma evolução significativa noutras capacidades performativas.
The pedagogic practices on the music teaching, that are based on tradition and on the school’s programs, had been revealing some fails in the teaching/learning process of the students, mostly related with the concept of audiation and with the global understanding of the music, but also related with the exclusion of different music styles and practices of creativity development. Accordingly, the inclusion of Jazz improvisation practices in the school’s rooms reveals itself as a possible solution to this problem, seeking a way to develop auditive and music comprehension skills in the students, and also the inclusion of a different music style, based on the use of creativity. This report describes the Professional Internship developed in Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, with the music students, and it’s principal objective it’s to evaluate the pedagogic potential of improvisation (Jazz) in the teaching/learning process f the trumpet. After a first observation phase that revealed the principal difficulties of the students, related with the problems found on the traditional pedagogy, were elaborated the plans of the lessons of the Supervisioned Teaching Practice, using specific repertoire and a number of improvisation techniques suggested by several improvisation specialized authors. The second phase relied on the application of improvisation techniques in the trumpet class’s, with the accompaniment of the piano or the play-along. The third phase relied in the realization of a public audition, with both students playing two music themes each, concluding with an interview with the cooperative teacher and with the two students. The data collection instruments consisted on interviews and in a non-active observation and active observation grids, and the investigational methodology was approximated of an investigation-action. The final results were quiet goods as we verified a significant improve in the students audiation and in their level of music understanding, and also an increased motivation to the instrument’s study, a development of creativity, and a big improvement in other performative capacities.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/37921
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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