Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/37919

TitleA aprendizagem ativa no jardim de infância e na creche: explorando e descobrindo através da água e dos materiais
Author(s)Oliveira, Ana Rita Ferreira de
Advisor(s)Cunha, António Camilo
KeywordsAprendizagem ativa
Criança
Exploração
Manipulação
Active learning
Child
Exploration
Manipulation
Issue date2014
Abstract(s)Este relatório, inserido na Unidade curricular da prática de ensino supervisionada, relativa ao segundo semestre do Mestrado em Educação Pré-Escolar, apresenta o projeto desenvolvido nos contextos de Creche e Jardim de Infância, baseado na aprendizagem ativa. Ao longo do trabalho são apresentadas as propostas desenvolvidas com as crianças de ambos os contextos, baseado nos interesses e necessidades identificados através da observação contínua e refletida dos grupos de crianças e do diálogo com as educadoras cooperantes. Desta forma, foi possível construir um projeto com objetivos e intencionalidades baseados na aprendizagem ativa. O objetivo deste projeto baseia-se na criação e ampliação de oportunidades de exploração, manipulação e descoberta, através do contacto com a água e outros materiais naturais, versáteis e variados, para a contribuição de novas aprendizagens. Neste projeto, as crianças foram os principais atores no processo de aprendizagem, explorando, manipulando e transformando os materiais de forma livre, construindo de forma autónoma novas aprendizagens. Ao longo da intervenção pedagógica as motivações e curiosidades das crianças foram tidas em consideração, de modo a criar oportunidades desafiantes e enriquecedoras e a promover aprendizagens ativas. O trabalho desenvolvido baseia-se na consolidação dos conhecimentos acerca da importância da aprendizagem ativa, assim como da importância da observação e escuta das crianças ao longo de todo o projeto de intervenção.
This report, included in the curricular unit of supervised teaching practice, for the second semester of the master's degree in preschool education, the project has developed in the contexts of day care and kindergarten, based on active learning. Throughout the work the proposals developed with children in both contexts, based on the interests and needs identified through the continuous and reflected the contexts and dialogue with the cooperating teachers observation are presented. Thus it was possible to build a project with goals and intentions based on active learning. The objective of this project is based on the creation and expansion of opportunities for exploration, discovery and manipulation, through contact with water and other natural, versatile and varied material to the contribution of new learning. In this project, the children were the main actors in the process of learning, exploring, manipulating and transforming the materials freely, autonomously constructing new learning. Along the pedagogical intervention motivations and curiosities of the children were taken into consideration in order to create challenging and enriching opportunities and to promote active learning. The work is based on the consolidation of knowledge about the importance of active learning, as well as the importance of observing and listening to children throughout the intervention project.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttp://hdl.handle.net/1822/37919
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Rita Ferreira de Oliveira.pdf3,09 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID