Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/37884

TitleA abordagem pedagógica de Paul Harris no ensino do Clarinete numa escola do ensino artístico especializado da música
Author(s)Azevedo, Alcina da Conceição Silva de
Advisor(s)Pacheco, António
KeywordsAtividade docente
Abordagem pedagógica
Paul Harris
Prática criativa
Teaching activity
Pedagogical approach
Creative practice
Issue date2014
Abstract(s)A atividade docente de uma forma geral é uma profissão de enorme responsabilidade e, no domínio da música, essa realidade não é diferente. Assim, a realização da mesma deve ser sempre devidamente fundamentada e ponderada, de forma a que conduza o processo de ensino/aprendizagem ao sucesso, onde alunos e professores possam crescer lado a lado. Todos os professores se devem sentir preparados para a prática de um ensino eficaz, determinando os objetivos a alcançar. Para que tal aconteça, têm-se desenvolvido diversas metodologias de ensino que defendem a prática de um ensino que proporcione ao aluno a compreensão total da música. No presente Relatório de Estágio é apresentada a abordagem pedagógica do pedagogo e clarinetista Paul Harris como uma metodologia inovadora e criativa que poderá dar resposta a essa procura de um ensino eficaz, por parte dos professores de instrumento e da música de uma forma geral. O A Prática de Ensino Supervisionada foi realizado com alunos de um Conservatório do Ensino Especializado da Música e desenvolvido através de uma metodologia de investigação aproximada da Investigação-Ação. Primeiramente, ao longo de um período de observação, foram consideradas as características individuais dos alunos selecionados para a intervenção e as metodologias desenvolvidas nas aulas. Após este período de observação, foi então aplicada a abordagem pedagógica de Paul Harris, procurando-se obter resultados positivos e melhorias na performance e motivação dos alunos. Para a concretização destas duas fases, de observação e aplicação da nova abordagem, foram utilizados instrumentos de recolha de dados, como as grelhas de observação não participante, grelhas de observação participante e questionários direcionados aos alunos e ao professor cooperante. Posteriormente, o presente trabalho avaliou os resultados obtidos refletindo-se sobre a importância da capacidade de imaginação dos professores aquando da sua prática docente a fim de ajudarem os seus alunos a ultrapassarem dificuldades e, assim, vivenciarem a experiência da música da forma mais agradável possível. Sendo uma prática criativa, com a aplicação da metodologia de Paul Harris os alunos foram beneficiados, manifestando melhorias na sua performance e revelando-se mais motivados para a disciplina de instrumento. Desta forma, verificou-se que a abordagem pedagógica desenvolvida por Paul Harris será uma grande ajuda no alcance de uma prática educativa eficaz e cativante para os professores e benéfica para os alunos.
The teaching activity in a general way is a huge responsibility and in the field of music, this reality is no different. Thus, the performing of that profession should always be reasoned and thoughtful, so that can drives the process of teaching/learning success, where students and teachers can grow side by side. All teachers should feel prepared to practice effective teaching, determining the goals to achieve. For that happen, have been developed various teaching methodologies that advocate the practice of teaching to provide the student with a thorough understanding of music. In this Report Internship the pedagogical approach of the teacher and clarinetist Paul Harris is presented as an innovative and creative approach that can meet this demand for effective teaching, by teachers of the instrument and music in general. The Placement was conducted with students of a Specialized Conservatory of Music Teaching and developed through a research methodology approximate Research-Action. First, over a period of observation were considered the selected student’s individual characteristics and methodologies developed in class. After this observation period, was then applied to the pedagogical approach of Paul Harris, trying to get positive results and improvements in performance and motivation of students. For the realization of these two phases, were used observation grids and application of the new approach, data collection instruments, such as non-participant observation grids, grids participant observation and questionnaires addressed to students and the cooperating teacher. Subsequently, this study evaluated the results of reflecting on the importance of imagination capacity of teachers upon their teaching practice in order to help their students overcome difficulties and thus to live the music experience in a more enjoyable way. Being a creative practice, applying the methodology of Paul Harris students have benefited, showing improvements in their performance and revealing more motivation to the instrument class. Thus, it appears that the pedagogical approach developed by Paul Harris will be a great help in achieving an effective and engaging educational practice for teachers and beneficial for students.
TypemasterThesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttp://hdl.handle.net/1822/37884
AccessopenAccess
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alcina da Conceição Silva de Azevedo.pdf19,88 MBAdobe PDFView/Open
ANEXOS.zip427,47 kBUnknownView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis