Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/37815

TítuloOs métodos lúdicos como complemento ao ensino da filosofia
Outro(s) título(s)The playful methods as supplement teaching philosophy
Autor(es)Neto, Susana Luísa Veiga
Orientador(es)Casulo, José Carlos de Oliveira
Palavras-chaveEnsino da filosofia
Métodos lúdicos
Jogos
Teaching of philosophy
Playful methods
Games
Data2014
Resumo(s)O presente trabalho intitulado Os Métodos Lúdicos como Complemento ao Ensino da Filosofia é o relatório de estágio realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário que decorreu no ano letivo de 2013/2014 na Escola Secundária Carlos Amarante em Braga, numa turma do 10º ano, onde lecionei valores, cultura, ética e estética. Este estudo foi concretizado com base na ideia de autonomia pedagógica, aliada aos princípios metodológicos presentes no programa de Filosofia do 10º e do 11º anos (princípio da progressividade das aprendizagens, princípio da diferenciação de estratégias, princípio da diversidade dos recursos), pretendendo demonstrar a importância do papel dos métodos lúdicos, mais especificamente dos jogos, no ensino da Filosofia. Pois estes têm a particularidade de motivar e cativar a atenção dos alunos ao mesmo tempo que lhes transmitem conhecimentos. Ao longo do ano letivo foram implementados diversos jogos sobre os quais os alunos preencheram questionários para a recolha de dados e posterior análise dos mesmos.
The present work entitled The Playful Methods as Supplement to Teaching Philosophy is the internship report conducted within the Master of Philosophy Teaching in Secondary Education, held in academic year 2013/2014 in Carlos Amarante Secondary School in Braga, on a 10th grade class, where I taught values, culture, ethics and aesthetics. This study was implemented based on the idea of pedagogical autonomy, coupled with the methodological principles from the program of Philosophy of the 10th and 11th grades (the progressivity principle of learning, the principle of differentiation strategies, the principle of resources diversity), with the intention to demonstrate the importance of ludic role method's, specifically games, within the philosophy teaching. Because they have the particularity to motivate and captivate students attention while at the same time transmit knowledge. Throughout the school year, there were implemented several games in which students completed questionnaires to collect data for a later analysis.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/37815
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Susana Luisa Veiga Neto.pdfDissertação de Mestrado3,93 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID