Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/37754

TitleO discurso interrogativo escrito na aula de Geografia e a interpretação de imagens pictóricas na aula de História no ensino secundário
Author(s)Alves, Olga Maria Silva
Advisor(s)Melo, Maria do Céu
KeywordsQuestionamento
Fichas de trabalho
Imagens
Ensino-aprendizagem
História
Geografia
Questioning
Worksheets
Pictures
Teaching-learning
History
Geography
Issue date2015
Abstract(s)O presente relatório apresenta dois estudos diferentes desenvolvidos em contexto real de aprendizagem. Um desenvolvido com alunos de uma turma de História A do 10º ano de escolaridade, do Curso Geral do Ensino Secundário Recorrente por Módulos Capitalizáveis e outro focado no trabalho dos professores de Geografia, de uma turma do 10º ano da disciplina de Geografia A, do Curso de Ciências Socioeconómicas. Com o estudo realizado na disciplina de História, pretendia-se encontrar respostas às seguintes questões: Quais os tipos de conhecimento histórico que os alunos do 10º ano de escolaridade constroem a partir da interpretação de imagens? Quais os tipos de metacognição que os alunos expressam sobre a sua literacia visual? Deste modo, pretendeu-se perceber os tipos de conhecimento histórico que os alunos do 10º ano de escolaridade constroem a partir da interpretação de imagens, relativas aos conteúdos leccionados em sala de aula. A leitura e interpretação de imagens durante o processo ensino/aprendizagem visará, não só, fomentar o sentido reflexivo e critico dos alunos, facilitando a construção, reconstrução e transformação de saberes e conhecimentos, mas também, perceber o tipo de literacia visual histórica expressa pelos alunos. No que concerne à disciplina de Geografia, através do estudo realizado, objetivou-se encontrar resposta para a seguinte questão: Quais são os padrões de questionamento geográfico escrito dos professores aquando a análise e interpretação de gráficos por alunos do 10º ano de escolaridade? Com este estudo, pretendeu-se analisar e caracterizar os padrões de questionamento escrito dos professores de Geografia nas fichas de trabalho por eles elaboradas, aquando a análise e interpretação de gráficos, por alunos do 10º ano de escolaridade. Para além disso, foi também nosso objetivo averiguar a existência ou não, de coerência entre o saber geográfico e as perguntas dos professores aquando a interpretação de gráficos no processo de ensino-aprendizagem.
This report presents two different studies developed in a real learning context. One is centered in 10th grade students of a History A class of a night course - Recurrent Secondary Education by Capitalized Modules General Course - and the other on the work of the 10th grade Geography teachers of a Geography A class of the Socioeconomics Science Course. The purpose of the study in the subject of History was to find the answer to the following questions: Which kinds of historical knowledge 10th grade students build from the interpretation of pictures? Which kinds of metacognition students express about their visual literacy? Thus, it was intended to understand the kinds of historical knowledge 10th grade students build from the interpretation of pictures, in relation to the contents taught in class. The reading and understanding of pictures during the teaching-learning process will aim not only to promote the students reflexive and critical sense stimulating the construction, reconstruction and transformation of knowledge and expertise, but also to understand the type of historical visual literacy expressed by students. In what the subject of Geography is concerned, the study carried out was to find the answer to the following question: Which are the patterns of teachers’ written geographical questioning at the analysis and interpretation of graphs by students of the 10th grade? With this study, it was aimed to analyze and characterize the patterns of written questioning of Geography teachers in the worksheet they build, when 10th grade students analyze and interpret graphs. It was also our goal to verify the existence or inexistence of coherence between the geographic knowledge and the teachers’ questions at the interpretations of graphs in the teaching-learning process.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História e Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttp://hdl.handle.net/1822/37754
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

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