Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/37738

TitleContributo das iluminuras no ensino da História e dos mapas temáticos no ensino da Geografia
Author(s)Moreira, Mónica Vaz
Advisor(s)Solé, Maria Glória Parra Santos
KeywordsConstrutivismo
Fontes iconográficas
Competências interpretativas
Literacia visual
Constructivism
Iconographic sources
Interpretive skills
Visual literacy
Issue date2014
Abstract(s)O presente projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada debruça-se sobre o contributo das Iluminuras no Ensino da História e dos mapas temáticos no Ensino da Geografia. Pretendemos valorizar e avaliar o contributo das fontes iconográficas no processo de ensino e aprendizagem, respetivamente, as Iluminuras no Ensino da História e o contributo dos mapas temáticos para o Ensino da Geografia. A presente investigação, com contornos de investigaçãoação, foi implementada em duas turmas de uma escola do Norte de Portugal, uma do 10.º ano de História A, constituída por 26 alunos (15-16 anos) e numa turma do 11.ºano de Geografia A, constituída por 18 alunos (16-17 anos). O principal intuito deste projeto, de cariz construtivista, centra-se no papel relevante que as fontes icónicas deverão ter para a construção do conhecimento histórico e geográfico, visando dotar os alunos de competências ao nível da literacia visual, com destaque para a exploração em concreto de iluminuras na História e de mapas temáticos na Geografia. Com o presente estudo pretendemos responder às seguintes questões de investigação: - “Que informação/conhecimento histórico e geográfico os alunos produzem através da leitura e exploração de Iluminuras em História e de mapas temáticos em Geografia ?” - “Qual o contributo das fontes icónicas (iluminuras e mapas temáticos) no processo de ensino e aprendizagem do conhecimento Histórico e Geográfico?” Os dados recolhidos a partir de vários instrumentos e técnicas foram posteriormente analisados segundo uma metodologia baseada na Grounded Theory. e categorizados por níveis de progressão. Os resultados obtidos na disciplina de História A revelam que os alunos, se encontram pouco familiarizados em tarefas que impliquem interpretação de imagens, procedendo na sua maioria a uma análise simplista, genérica. e essencialmente descritiva. No que concerne à leitura e interpretação de mapas temáticos em Geografia, a maioria dos alunos, embora reconheçam os elementos fundamentais de um mapa, e os usem para a sua interpretação, centram-se essencialmente na informação que dele inferem, revelando no entanto, dificuldades na mobilização e cruzamento da informação a nível geográfico. Conclui-se da necessidade de uma maior atenção que deve ser dada no desenvolvimento de competências de literacia visual e cartográfica.
This Supervised Pedagogical Intervention project focuses on the contribution of Miniatures in the teaching of History and of thematic maps in the teaching of Geography. We intend to enhance and assess the contribution of iconographic sources in the teaching and learning process, respectively, the Miniatures in the teaching of History and the contribution of thematic maps for the teaching of Geography. The present research, with outlines of research-action, was implemented in two classes of a school in the North of Portugal, one of the 10th grade History A, composed by 26 students (15-16 years) and the other one of the 11th grade Geography A, with 18 students (16-17 years). The main purpose of this project, of a constructivist nature, focuses on the important role that the iconic sources should have for the construction of the historical and geographical knowledge, aiming at providing students the skills of visual literacy level, with emphasis on the concrete exploitation of miniatures in History and of thematic maps in Geography. With this study we intend to answer the following research questions: - “Which information/historical and geographical knowledge do students produce by reading and exploring Miniatures in History?” - “What is the contribution of iconic sources (miniatures and thematic maps) in the teaching and learning process of geographic and historical knowledge?" The data collected from several instruments and techniques were subsequently analyzed according to a methodology based on the Grounded Theory, and categorized by levels of progression. The results obtained in the subject of History A reveal that students are very little familiar in tasks that involve interpretation of images, and most of them do a simplistic, generic and essentially descriptive analysis. In relation to reading and interpretation of thematic maps in Geography, although most students recognize the fundamental elements of a map, and use them to its interpretation, they focus primarily on information which they infer from it, revealing, however, difficulties in mobilizing and crossing information in the geographical level. We can conclude that there is the need for a greater attention to be given to the development of visual and cartographic literacy skills.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História e Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttp://hdl.handle.net/1822/37738
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

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