Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/37715

TítuloA literacia cartográfica nas aulas de história e geografia, um estudo com alunos do ensino secundário
Autor(es)Marinho, Catarina Alexandra Fonseca
Orientador(es)Solé, Maria Glória Parra Santos
Palavras-chaveLiteracia cartográfica
Educação cartográfica
Literacia visual
Competências interpretativas
Cartographic literacy
Cartographic education
Visual literacy
Interpretive skills
Data2014
Resumo(s)O relatório de estágio, realizado no âmbito da intervenção pedagógica supervisionada, traduz o desenvolvimento de um projeto aplicado no contexto educativo da disciplina de História A numa turma do 10º ano de escolaridade e de Geografia C numa turma de 12ª ano de escolaridade. O presente estudo tem por base a compreensão de que aprender a pensar o espaço é fundamental na formação dos alunos e de que a apropriação de competências ao nível da literacia cartográfica é uma mais-valia para o desenvolvimento de cognições no domínio da História e da Geografia. O uso de mapas nas aulas de História promove um diálogo entre o passado e o presente, permitindo aos alunos produzir conhecimentos e desenvolver a sua consciência histórica. No caso da Geografia possibilita a transformação dos alunos em cidadãos geograficamente competentes, capazes de analisar criticamente o espaço. A partir destes pressupostos pretendeu-se responder às seguintes questões de investigação: “Que tipo de informação os alunos extraem dos mapas que lhe permitam desenvolver o seu conhecimento histórico e geográfico?” “Que inferências históricas e geográficas produzem os alunos interpretando mapas?” “Que relevância atribuem os alunos à cartografia na construção do conhecimento histórico e geográfico?” “Que competências de literacia cartográfica desenvolveram os alunos?” A observação dos resultados obtidos em História permite-nos depreender que os alunos são capazes de produzir inferências a partir da análise de instrumentos cartográficos, mobilizando conhecimentos históricos e competências ao nível da literacia cartográfica. No âmbito da Geografia denotou-se que os alunos, sendo detentores de competências ao nível da literacia cartográfica, conseguem apurá-las no decorrer de uma ação contínua de análise de mapas. Em ambos os casos é ainda possível perceber as dificuldades que estes transparecem perante a leitura e interpretação de mapas de diferentes graus de complexidade. Este estudo pretende assim realçar a importância pedagógica do recurso a fontes cartográficas no ensino da História e da Geografia e do desenvolvimento de competências neste sentido.
The internship report, carried out under the supervised teaching intervention, reflects the development of a project implemented in the educational context of the discipline of History A class in the 10th grade and Geography C in a class of 12th grade. The present study is based on the understanding that learning to think space is fundamental in the formation of students and the appropriation of skills in the cartographic literacy is an asset to the development of cognition in the field of History and Geography. The use of maps in history classes promotes a dialogue between the past and the present, allowing students to generate knowledge and develop their historical consciousness. In the case of Geography enables the transformation of students in geographically competent citizens capable of critically analyzing the space. From these assumptions was intended to answer the following research questions: "What kind of information students draw from maps that allow them to develop their historical and geographical knowledge?" "What historical and geographical inferences produce students interpreting maps?" "What relevance attribute the students to mapping in the construction of historical and geographical knowledge?" "What cartographic literacy skills students have developed?" Observing the results in History allows us deduce that students are able to make inferences from the analysis of cartographic instruments, mobilizing historical knowledge and skills in the cartographic literacy. Within the Geography is denoted that students, being in possession of skills in the cartographic literacy, they can determine these during a continuous action of map analysis. In both cases it is still possible to realize the difficulties that are revealed before the reading and interpretation of maps of varying complexity. This study therefore aims to highlight the importance of the pedagogical use of cartographic sources in the teaching of history and geography and skills development in this direction.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História e Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/37715
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Catarina Alexandra Fonseca Marinho.pdf
Acesso restrito!
4,9 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID