Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/37680

TitleAvaliação de um SGBD replicado usando simulação de redes
Author(s)Soares, L.
Sousa, António
Pereira, José
Oliveira, Rui Carlos Mendes de
Correia, Alfrânio
Rocha, Luciano
Moura, Francisco Coelho Soares
Issue dateSep-2003
CitationSoares L, Sousa AL, Pereira JO, Oliveira R, Rocha L, Moura F, Correia A. 2003. Avaliação de um SGBD replicado usando simulação de redes. Actas da 6ª Conferência sobre Redes de Computadores.
Abstract(s)A replicação de sistemas de gestão de bases de dados (SGBD) é um mecanismo fundamental para a fiabilidade de sistemas de informação. Em sistemas geograficamente distribuídos é ainda útil na recuperação de desas- tres e disponibilidade ubíqua de dados. Uma técnica de replicação recentemente proposta é a Database State Ma- chine (DBSM), que promete aliar fiabilidade a elevado desempenho tirando partido de sistemas de comunicação em grupo. A avaliação do desempenho desta técnica tem no entanto sido efectuada com redes de comunicação demasiado simples ou irrealistas e com uma carga não representativa. Este artigo propõe uma avaliação rigorosa de uma concretização desta técnica de replicação, aliando um modelo de simulação realista de redes de comunicação com uma geração de carga efectuada de acordo com os padrões elaborados pelo Transaction Processing Council (TPC). Os resultados obtidos confirmam o interesse desta técnica em redes locais, mas mostram que o seu desempenho é condicionado pelas características da rede e da carga.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/37680
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:HASLab - Artigos em atas de conferências nacionais (texto completo)

Files in This Item:
File SizeFormat 
862.pdf72,15 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID