Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/37646

TitleMark & Sust - Marketing & Sustentabilidade
Author(s)Soutinho, Alcino
Davico, Alex
Delgado, Aline
Marques, Catarina
Couto, J. Pedro
Castro, Jorge
Pereira, Luciana
Alves, M. M.
Babb, Michael
Mendonça, Paulo
Brito, Renato
Carbajal, Rodrigo
Eires, R.
Jalali, Said
Editor(s)Mendonça, Paulo
Davico, Alex
Macieira, Mónica Raquel Fernandes
Couto, J. Pedro
KeywordsSutentabilidade
Marketing
Issue date2012
PublisherUniversidade do Minho. Escola de Arquitectura (EA)
Abstract(s)Este conjunto de reflexões resultou de um seminário que teve como objectivo discutir as relações entre o marketing e a sustentabilidade na arquitectura. A sustentabilidade é um conceito que cada vez adquire maior visibilidade na organização e estruturação de todo o sector da construção e na mudança das mentalidades de todos os intervenientes, desde o promotor ao consumidor. Este conceito começa por outro lado a ser uma bandeira de marketing para promotores, construtores, arquitetos e engenheiros que utilizam os adjetivos “sustentável”, “verde”, “ecológico” nos seus empreendimentos e projetos como um fator de reconhecimento social e de qualidade. A evolução tecnológica é encarada como impulso criativo na arquitetura e no seu consumo social enquanto factor de venda. Na construção, a etiquetagem(em termos de certificação energética e de rótulos ecológicos), contribui cada vez mais para uma mais eficiente utilização dos produtos e também uma maior consciencialização sobre os comportamentos mais aceitáveis. No entanto, pela proliferação de empreendimentos ditos “sustentáveis” o consumidor sente necessidade de decifrar duma forma mais objetiva o verdadeiro significado do termo, sendo este o âmbito do debate que se pretende promover com este conjunto de reflexões. Ao longo dos capítulos deste livro procura-se desta forma fomentar a discussão à volta de dois conceitos que muitas vezes aparecem como antagónicos no quadro da economia de mercado: o marketing e a sustentabilidade. Para tal, contou com a participação de arquitetos, engenheiros, um marketeer e académicos de diversas formações e percursos profissionais.
TypeBook
URIhttp://hdl.handle.net/1822/37646
ISBN978-989-96163-3-2
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:EAAD - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mark&Sust_Livro completo.pdf
  Restricted access
8,92 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID