Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/37645

TitleA Internacionalização de uma PME num mercado de nicho: o caso Ballet Rosa (EUA e Canadá)
Other titlesThe internationalization of SMEs in the niche market: the case Ballet Rosa (USA and Canada)
Author(s)Gonçalves, Marília Rafaela Batista
Advisor(s)Carballo Cruz, Francisco
KeywordsPME
Internacionalização
Estratégia empresarial
Modos de entrada
Estratégia de marketing-mix
SMEs
Internationalization
Business strategy
Entry modes
Marketing-mix strategy
Issue date2015
Abstract(s)Em Portugal a malha empresarial é marcadamente composta por PME, faz por isso todo o sentido perceber a importância das PME, no processo de internacionalização e na economia nacional, visto que estas contribuem fortemente para o comércio internacional português. Para entrar no mercado internacional urge a necessidade de planear uma estratégia empresarial, para enfrenta a crescente competitividade internacional. Assim, irá ter-se em conta um conjunto de fatores, que aqui serão dissecados, tais como, a cadeia de valor e motivações para a internacionalização, a vantagem competitiva internacional, um estudo de mercado, os modos de entrada nos mercados préselecionado, o perfil de abordagem nestes mercados e ainda um planeamento de uma estratégia de marketing mix. Assim, no caso concreto será analisada a internacionalização da PME, Ballet Rosa Confeções Lda, num mercado de nicho, que é o vestuário de dança, nomeadamente do ballet, tendo em conta a necessidade que a empresa encontrou em se expandir internacionalmente para o continente Americano, mais especificamente para os mercados dos EUA e do Canadá.
As small and medium enterprises are the predominant business in Portugal, therefore makes perfect sense understand the importance of SMEs in the process of internationalization and the national economy, since they contribute strongly to Portuguese international trade. To enter the international market is necessary to plan a business strategy for facing increasing international competitiveness. It will, therefore be taken into consideration a number of factors, here are dissected, such as, value chain and motivations for internationalization, international competitive advantage, a market study, entry strategies for pre-selected international markets, the specific approach to these markets and even planning a marketing mix strategy. So in this case it will be analyzed the internationalization of SMEs Ballet Rosa Confeções Lda, in the niche market, which is dancewear manufacture, specifically for ballet, since the company had the need to expand internationally to the American continent, specifically for the US and Canadian markets.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais
URIhttp://hdl.handle.net/1822/37645
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marília Rafaela Batista Gonçalves.pdf3,27 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID