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TítuloContribuições para o desenvolvimento estratégico e operacional de uma empresa de biotecnologia
Outro(s) título(s)Contrubutions for the strategic and operational development of a biotechnology company
Autor(es)Silva, Paulo Jorge Machado Salgueirinho da
Orientador(es)Figueiredo, Manuel
Espírito Santo, I. A. C. P.
Palavras-chavePlaneamento estratégico
SWOT
AHP
Gestão de armazém
Layout
Strategic planning
Warehouse management
Data2015
Resumo(s)A indústria agroalimentar constitui um combinado de operações de transformação de matérias-primas em bens alimentares, incluindo diversas atividades, como a agricultura, silvicultura ou a indústria de alimentos e bebidas. Apesar da predominância do mercado ser de pequenas empresas, existem no entanto, algumas multinacionais na área, tornando esta indústria num setor altamente competitivo. Este setor representa cerca de 16% do total da indústria nacional que cria um impacto económico/social crescente, produzindo diversas oportunidades de desenvolvimento à construção de pequenas empresas em zonas rurais. A crescente competitividade, levou à necessidade de evolução tecnológica do setor, levando a uma aposta cada vez mais forte no melhoramento contínuo dos sistemas de informação, reestruturação dos modelos de funcionamento atuais, na inovação, na diferenciação e na qualidade do produto, possibilitando às empresas agroalimentares fortificar o seu posicionamento na economia portuguesa e responder às exigências do mercado. Neste sentido, o trabalho centra-se no estudo e melhoramento interno de uma empresa ligada à biotecnologia. O seu objetivo visa essencialmente analisar o desempenho atual da atividade mais recente da empresa, desenvolver e recomendar estratégias para o seu futuro, restruturar o layout do armazém de produto acabado e criar ferramentas informáticas para o controlo de inventário existente de produto acabado. Para tal, foram utilizadas diferentes ferramentas para obtenção do resultado final. A análise ABC serviu de apoio para a alocação dos produtos no armazém. A análise SWOT permitiu a análise do desempenho atual da empresa e a definição de alternativas de estratégias futuras. Por último, o processo analítico hierárquico (AHP) auxiliou o planeamento estratégico, na definição do caminho a seguir. Como principal resultado deste trabalho, foi possível determinar estratégias futuras para a empresa implementar, bem como a criação de uma ferramenta de apoio ao controlo de inventário. Em relação ao armazém de produto acabado, foi possível reduzir os custos associados a produtos deteriorados e ao tempo de picking.
The agri-food industry transforms raw materials into food products, and includes various activities, such as agriculture, forestry or the industry of food and beverages. Although small companies are predominant in the market, there are, however, some multinationals in the area, making this industry a highly competitive sector. This sector represents approximately 16% of the national industry, which creates a growing economic/social impact, producing various development opportunities to build small companies in rural areas. The growing competitiveness prompted the need for technological development of the sector, leading to a stronger focus on the continuous improvement. Advances on information systems, restructuring of current operating models, innovation, differentiation and quality of the product, enabling the agri-food companies to fortify its position in the Portuguese economy and respond to market demands. In this sense, this work focuses on the study and internal improvement of a company connected to biotechnology. The objective is essentially to analyse the current performance of the company’s latest activity, develop and recommend strategies for its future, restructure the layout of the warehouse of finished products and create IT tools for the control of existing stock. Thus, different tools were used to obtain the final result. The ABC analysis served as a support for the allocation of products in storage. The SWOT analysis allowed the analysis of the current performance of the company and the definition of alternative future strategies. Lastly, the hierarchical analytical process (AHP) aided the strategic planning, in defining the path to follow. As a main result of this work, it was possible to determine future strategies and opportunities for the company to implement, as well as creating a tool to support the control of inventory. Concerning the warehouse for finished products, it was possible to reduce the costs associated with deteriorated products and the time of picking.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/37628
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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