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TitleAvaliação da eficácia de uma intervenção de carreira para autonomização de jovens institucionalizados
Other titlesEfficacy evaluation of one career intervention for autonomization of institutionalized youth
Author(s)Coelho, Petra Melissa Santos
Advisor(s)Silva, Ana Daniela
KeywordsEficácia
Jovens institucionalizados
Intervenção
Carreira
Efficacy
Institutionalized youth
Intervention
Career
Issue date2015
Abstract(s)O presente estudo avalia a eficácia de uma intervenção de carreira, breve e estruturada, desenhada para jovens institucionalizados com o objetivo de promover a adaptabilidade de carreira destes jovens. O estudo contempla 22 jovens, dos 14 aos 18 anos (Midade=15.09; DP=1.269), de ambos os sexos (81.8% rapazes; 18.2% raparigas), distribuídos por grupo experimental (n=16) e grupo de controlo (n=6), avaliados intra-grupo (pré e pós teste) e intergrupo. Para avaliar os resultados da intervenção recorreu-se à Career Adapt-Abilities Scale (CAAS), à Escala de Afeto Positivo (EAP) e à Satisfaction With Life Scale (SWLS). Como medida do processo de intervenção recorreu-se ao Questionário de Autoavaliação das Sessões. Os resultados das análises intra-grupos demonstram melhorias significativas no grupo experimental na escala global de adaptabilidade de carreira e na de preocupação e curiosidade, e no afeto positivo. Obteve-se ainda bons índices de magnitude do efeito da intervenção nas mesmas dimensões.
The present study evaluates the effectiveness of a brief and structured career intervention adapted to institutionalized youth, with the objective of promoting career adaptability in these youths. The study includes 22 youths, aged between 14 and 18 years (Mage=15.09; SD=1.269), of both genders (81.8% boys; 18.2% girls). The youth were divided in two groups, experimental group (n=16) and control group (n=6), evaluated intragroup (pre-test and post-test) and intergroup. To evaluate the results, Carrer Adapt-Abilities Scale (CAAS), Positive Affect Scale (PAS) and Satisfaction With Life Scale (SWLS) were used. The Sessions Auto-evaluation Questionnaire allow the content analysis of the intervention process. It has been found efficacy in the global career adaptability, concern and curiosity, and positive affect in the experimental group and good effect size indices.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttp://hdl.handle.net/1822/37598
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

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