Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/37338

TítuloPlanos de ação de redução do ruído: consideração do custo benefício de superfícies de baixo ruído e do impacto de medidas de gestão da velocidade
Outro(s) título(s)Planes de acción de reducción del rudio: consideración del coste beneficio de superficies de bajo ruido y del impacto de medidas de gestión de la velocidad
Autor(es)Freitas, Elisabete F.
Machado, P.
Santos, Jorge A.
Pereira, Paulo A. A.
Palavras-chavePlanos de ação
Ruído rodoviário
Data2013
CitaçãoFreitas E. F., Machado P., Santos J., Pereira P. A. A. Planos de ação de redução do ruído: consideração do custo benefício de superfícies de baixo ruído e do impacto de medidas de gestão da velocidade, XVII CONGRESO IBERO-LATINOAMERICANO DEL ASFALTO – CILA, 2013
Resumo(s)A elaboração de Planos de Ação para gestão do ruído, de acordo com a diretiva Europeia nº 2002/49/CE é uma tarefa com a qual os municípios de elevada densidade populacional têm que lidar e coordenar com outros planos. Neste contexto a Agência Portuguesa para o Ambiente identifica o uso de pavimentos de baixo ruído como a melhor medida custo/benefício para redução do ruído. Não obstante o imenso esforço para desenvolver superfícies rodoviárias de baixo ruído na Europa, este assunto é ainda muitas vezes tratado de forma incorreta e breve, assim como os aspetos relacionados com a incomodidade provocada pelo ruído rodoviário e de algumas medidas de gestão de velocidade. Assim, este trabalho pretende contribuir para o desenvolvimento de Planos de Ação para reduzir o ruído de duas formas. Em primeiro lugar, através da análise custo/benefício de várias superfícies de pavimentos, tais como superfícies delgadas com ou sem betume modificado com borracha, e outros materiais inovadores. Seguidamente, serão discutidos os aspetos relativos incomodidade causada por algumas destas superfícies e o impacto das medidas de gestão da velocidade, tais como a implementação de lombas redutoras de velocidade e bandas sonoras. A seleção da melhor solução para redução do ruído não deve ser somente baseada na análise custo/benefício, que se apoia em indicadores de ruído objetivos, mas deve também integrar a perceção da população, com base em indicadores de ruído subjetivos, e nos efeitos dos elementos das estradas que podem perturbar os indivíduos em locais específicos.
La elaboración de los Planos de Acción para la gestión del ruido, de acuerdo con la Directiva Europea N º 2002/49/CE es una tarea con la que los municipios densamente poblados tienen que tratar y coordinar con otros planos o proyectos existentes o en elaboración. En este contexto, la Agencia Portuguesa de Medio Ambiente identifica el uso de pavimentos de bajo ruido como la mejor medida de costo-beneficio para la reducción del ruido. A pesar del enorme esfuerzo para desarrollar superficies de bajo ruido en Europa, este tema, muchas veces ha sido abordado de una forma incorrecta y pequeña, así como los aspectos relacionados con la incomodidad generada por el ruido causado por los vehículos que circulan en la vía pública y de algunas medidas de control de la velocidad. Así, este trabajo tiene como principal objetivo contribuir para el desarrollo de los planes de acción para reducir el ruido de dos maneras. En primer lugar, por análisis del coste / beneficio de las diversas superficies de pavimento, tales como, las superficies delgadas de asfalto con o sin betún modificado y con granulado de caucho, y otros materiales innovadores. A continuación, se discutirá los aspectos relativos a la incomodidad proporcionada por algunas de estas superficies y el impacto de las medidas de control de la velocidad, tales como, la implementación de reductores de velocidad y bandas sonoras o resaltos. Por eso, la escoja de la mejor solución para la reducción del ruido no debe tener en cuenta solamente la análisis costobeneficio, que se apoya en indicadores objetivos de ruido, sino que, también debe integrar la percepción de la población, sobre la base de los indicadores subjetivos del ruido, y los efectos de elementos de caminos que pueden perturbar los individuos en lugares específicos.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/37338
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:C-TAC - Comunicações a Conferências Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2105-manuscrito 437-7-366-13.pdf426,16 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID