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TítuloAnálise do processo de definição do sortido de produtos numa empresa de retalho do vestuário
Outro(s) título(s)Analysis of the product assortment process in an apparel retail company
Autor(es)Salgado, Flávio Pereira
Orientador(es)Nunes, Manuel L.
Palavras-chaveSortido de produtos
Melhoria contínua
Retalho
Fast-fashion
Eficiência
Product assortment
Continuous improvement
Efficiency
Retail
Data2015
Resumo(s)O projeto de investigação, apresentado neste documento, foi realizado numa empresa do setor de retalho de vestuário. A empresa alvo do estudo trabalha essencialmente segundo a estratégia tradicional de duas coleções anuais. No entanto, é cada vez mais importante a aplicação da estratégia de Fast-Fashion num mercado tão competitivo pelo que o processo de definição do sortido de produtos assume um papel fundamental. Por essa razão, o principal objetivo deste trabalho foi analisar o processo de definição do sortido de produtos e apresentar propostas que visavam o aumento da sua eficiência. Numa primeira fase procede-se à descrição e justificação da metodologia de investigação, o estudo de caso, procedendo-se, posteriormente, a um enquadramento científico do projeto através da revisão bibliográfica, revelando a ausência de estudos relevantes sobre a importância da informação que deve estar na base do processo e da integração dos diversos departamentos para o aumento da eficiência do mesmo. Numa segunda fase, procede-se à apresentação da empresa, da sua estrutura, dos seus produtos e à descrição do problema que esteve na origem de toda a investigação. Posteriormente, apresenta-se o processo de definição do sortido de produtos da empresa em estudo e identificam-se os principais problemas que levam a uma excessiva quantidade de desperdícios no fim de cada coleção. Detetadas e descritas as principais causas dos problemas, procede-se à apresentação e discussão de propostas de melhoria. Os resultados deste caso de estudo mostram que este processo está ao encargo da experiência e expetativas de apenas um departamento, ignorando as contribuições e a importância de outros departamentos na definição do sortido de produtos. Este documento apresenta as consequências desta situação, não apenas no processo referido, mas também no funcionamento e nos resultados da empresa como um todo. Para resolver este problema, é apresentado um conjunto de propostas focadas essencialmente nos documentos e informação utilizada no processo assim como na organização das lojas com o objetivo de aumentar a sua eficiência e integrar os vários departamentos num processo essencial para o sucesso de uma empresa de retalho de vestuário.
This research project focuses on an apparel retail company. This particular company mainly works in the traditional fashion system, with two annual collections. However, in such a competitive market the integration of Fast-Fashion system is imperative. The Product Assortment process is essential for the traditional system but vital for the Fast-Fashion one. The main objective was to analyse this process and present proposals that would allow the company to improve the efficiency of the process mentioned. In particular, it would allow to reduce the waste or, in other words, the amount of product left over at the end of the collections. Initially, we present the description and justification of the investigation methodology as case study. Furthermore, we proceed with the literature review in order to frame the scientific level of the investigation project. It allowed us to understand the absence of studies on the importance of an effective relationship between departments for an efficient product assortment. In a second stage of the research project the company, their products and the problem that is the reason of this study are presented. This study present the product assortment process of this particular company and try to identify the main problems that leave the company to have an excessive amount of waste at the end of each collection. Once detected and descripted the main causes of the problem, we proceed to the presentation and discussion of proposals to improve the process efficiency and foster the integration of several departments, instead of just one as it is done today. This should be seen as a process that seek for continuous improvement because is the only way to survive in such a competitive market. The results of the case study showed that the studied company focuses this process in the experience and expectations of only one department, ignoring the contributions and importance of other departments for this particular process. This document shows the consequences of this situation in the process and in the company results. To solve this problem, it is presented a set of proposals that aims to improve the efficiency of the process and the final results of each collection. The proposals mainly concerned with the documents used as well as the organization of the stores in order to make this process more efficient and integrate various departments in a process which is essential for the success of the company.
TipomasterThesis
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
URIhttp://hdl.handle.net/1822/37144
AcessoembargoedAccess (3 Years)
Aparece nas coleções:DPS - Dissertações de Mestrado
BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

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